segunda-feira, 2 de setembro de 2013

#GaleriaDeTroféus - Copa dos Tres Continentes (Vietnã)


 No ano de 1999 tivemos um dos melhores elencos de nossa história, aquele ano foi quase mágico. Começamos a temporada sendo campeões mineiros e terminamos como vice-campeões brasileiros, com aquele time do ataque mais temido do Brasil (Guilherme e Marques), o talento dos garotos Lincoln e Mancini, a raca argentina de Galván, entre outros jogadores que marcaram época.

 Além das competições nacionais, aquele época ainda éramos convidados a participar de torneios internacionais, e nessa ocasião fomos convidados a disputar o troféu da Copa do Tres Continentes no Vietnã. O torneio reunia um representante da América, um da Europa e um da Ásia, sendo eles Atlético Mineiro (Campeão Mineiro 99 e Vice-Campeão Brasileiro), Ajax-HOL (Campeão da Copa dos Países Baixos 99 e Vice-Campeão Holandês) e Seleção do Vietnã.


 As equipes jogavam entre si, e quem tivesse o melhor desempenho nesse triangular levava o troféu pra casa.  As partidas foram disputadas no Estádio Thống Nhất com capacidade para 25 mil torcedores que fica localizado na cidade Ho Chi Minh City (Vietnã).


A Campanha Atleticana

Atlético 3 x 0 Ajax

  O Atlético não precisou mais do que nove minutos para liquidar o Ajax, da Holanda, na sua estréia na Copa Três Continentes, realizada no Estádio Thong Nhat, em Ho Chi Minh, no Vietnã.

  Apesar do péssimo estado do gramado, em razão das chuvas que caem diariamente em Ho Chi Minh, Atlético e Ajax apresentaram bom futebol para o público que compareceu ao Thong Nhat. Mesmo com a vitória de 3 a 0, o placar não refletiu a superioridade do Atlético, que perdeu muitas chances de gol. Além disso, um dos auxiliares do árbitro marcou dois impedimentos inexistentes. 

  A equipe do Atlético, ainda sentindo o cansaço da viagem, não impôs um ritmo forte no início do jogo, o mesmo acontecendo com o Ajax, que procurou estudar o adversário. A primeira chance foi do time holandês, aos 2 minutos, quando Brutill quase marcou. Cinco minutos depois, Robert fez uma jogada pela esquerda, cruzou, e Nílson quase marcou. 

  Com o passar do tempo, as duas equipes foram ganhando em movimentação, e o Atlético passou a dominar o jogo. E as chances foram surgindo uma atrás da outra, com Edgar, Nílson e Wellington. O Ajax também teve uma boa chance para abrir o placar aos 30 minutos. Richard Witschge chutou de fora da área e acertou a trave. 

  O Atlético abriu o marcador aos 33 minutos. Gallo cabeceou a bola na trave e Nílson aproveitou o rebote, encobrindo o goleiro Fred Grim. Robert ampliou quatro minutos depois. O armador fez jogada pela esquerda e tocou por cobertura. O Atlético fez 3 a 0 aos 42 minutos. Emerson bateu tiro de meta, Edgar escorou de cabeça para Wellington, que chutou de fora da área, de primeira, acertando o ângulo direito. A cada jogada mais trabalhada, a torcida vietnamita aplaudia. Até mesmo o bate-bola dos jogadores brasileiros, no intervalo, foi aclamado pelo público. 

  Com a vantagem, o Atlético procurou administrar o resultado no segundo tempo. Logo a 1 minuto houve um contra-ataque rápido de Robert pela direita. O armador cruzou para Nílson, que acabou errando. Aos 8 minutos, em jogada semelhante, Wellington cruzou e Nílson, debaixo da trave, disputou a bola com o goleiro Fred Grim, mas perdeu a chance de ampliar o marcador. O Ajax criou duas boas oportunidades. A primeira aos 10 minutos, quando houve escanteio e Cláudio aliviou. A outra, aos 13, com Dean Gorre perdendo o gol frente a frente com Emerson.

ATLÉTICO: Emerson; Mancine, Sandro Barbosa, Cláudio (Neguete) e Ronildo; Gallo, Edgar, Robert (Nélio) e Lincoln (Bruno); Wellington e Nílson (Adriano). Técnico: Dario Pereyra.

AJAX: Grim; Vierklau, Mitchell Pique e Lanzaat; Splinter, Andrzej Rudy (Sibou), Witschge e Gorre; Kariu, Brutill e Peeterhsekstra. Técnico: Jan Woutres.

Gols: Nílson aos 33 minutos, Robert aos 36 minutos, Wellington aos 42 minutos.

Arbitragem: Nguyen Vanmui, auxiliado por Pham Chu Thien e Truong The Toan, todos vietnamitas.

Atlético 5 x 1 Seleção do Vietnã

  A seleção vietnamita abriu o marcador aos 25 minutos, com Dang Phuong Nam, aproveitando um cruzamento da direita. Pouco depois, Emerson defendeu um pênalti, cometido por Ronildo, e cobrado por Le Huynh Duc.

  A reação do Atlético teve início aos 34 minutos, com um gol de falta marcado por Robert. Os mineiros viraram o placar aos 37 minutos: Lincoln cobrou falta, o goleiro rebateu, Nílson cruzou e Gallo, de cabeça, fez 2 a 1. Após uma falha da defesa, Nílson, aos 45 minutos, ampliou o marcador. No segundo tempo, aos 16 minutos, Nílson marcou pela segunda vez. Mancine foi à linha de fundo e cruzou na medida para o atacante, que tocou de cabeça. Nílson fechou o placar e garantiu o título aos 26 minutos. 

  Um dos destaques do time na excursão, Nílson disse ter ficado satisfeito com seu desempenho no torneio. “Estou contente, principalmente por ter sido o artilheiro, mas todos me ajudaram, os companheiros e o treinador. Essas boas vitórias no exterior nos dão tranqüilidade e confiança para voltar ao Brasil e disputar as partidas restantes do Estadual." 
  
  Para o técnico Dario Pereyra, apesar do placar dilatado, o Atlético teve dificuldades na partida contra o Vietnã. “O adversário chegou a nos assustar no começo e a defesa do Emerson no pênalti foi fundamental para o time acertar. No segundo tempo, foi só administrar o cansaço. Agora é descansar bastante, pois ainda vamos buscar o Mineiro", comentou.

ATLÉTICO: Emerson; Mancine, Sandro Barbosa (Neguete), Cláudio e Ronildo (Galván); Gallo (Bruno), Edgar, Robert (Adriano) e Lincoln; Wellington (Nélio) e Nílson. Técnico: Dario Pereyra.

VIETNÃ: Tran Tien Anh (Tran Minh Quang); Do Van Khi, Mai Tien Dung, Pham Nhu Thuan e Dug Thang (Phi Hung); Hong Son, Trieu Quangha (Hun Dang), Viet Hoang e Le Hun Dang; Dang Phuong Nam e Le Huynh Duc. Técnico: Alfred Riel.

Gols: Dang Phuong Nam, aos 25 minutos, Robert, aos 34, Gallo, aos 37, e Nilson, aos 45 (primeiro tempo); Nilson, aos 16 e 21 minutos (segundo tempo).

Arbitragem: Tu Minh Dang, auxiliado por Truong The Toan e Nguyen Tuan Hung (todos do Vietnã).

Mancini e Wellington Amorim com o troféu de campeão

Os campeões: 

Goleiro: Emerson, Lateral direito: Mancini, Zagueiros: Sandro Barbosa e Cláudio Caçapa, Lateral esquerdo: Ronildo, Volantes: Gallo e Edgar, Meias: Robert e Lincoln, Atacantes: Wellington Amorim e Nílson, Treinador: Dario Pereyra 

Reservas que entraram na competição:

Zagueiros: Galván e Neguetti, Lateral direito: Bruno Heleno, Atacantes: Nélio e Adriano Chuva

O troféu exposto na Galeria de Troféus da Sede do Galo


*Imagem dos jogadores retirada do Blog Canto do Galo (Galopédia)

Gostou ? Comente !


Contato: blogdosatleticanos@hotmail.com
Twitter: @BlogAtleticano / @Luique25



Um comentário:

  1. Uma curiosidade desta excursão, o consul do Brasil, na capital vietnamita, era um mineiro, de Belo Horizonte, e torcedor atleticano.Foi entrevistado pelo "Estado de Minas", vibrando com a presença do Galo no Vietnã. Pela segunda vez Atlético e Ajax se encontravam na disputa de um torneio. em 86, deu Atlético, campeão do Torneio de Amsterdã. O Atlético é um dos poucos times do mundo a conquistar os principais torneios que aconteciam no verão europeu. Além do Torneio de Amsterdã, vencemos o Costa do Sol, em Málaga, o Ramon Carranza, em Cádiz, o chiquérrimo Torneio de Paris, o Torneio da Cidade de Hamburgo, e, de quebra, o tradicional Torneio do México.

    ResponderExcluir