quinta-feira, 28 de novembro de 2013

86 anos do 9x2


  
  Ontem completou 86 anos daquela que foi e SEMPRE será a maior goleada no clássico Atlético x Cruzeiro de todos os tempos, digo SEMPRE porque não acredito que haverá outra goleada igual aquela no maior clássico mineiro, está eternizada como a maior goleada.

  Naquele 27 de novembro de 1927, o impiedoso Trio-Maldito massacrou o Palestra Itália, que mais tarde viraria Ypiranga, Yale, Cruzeiro, Marias. 

Trio-Maldito 

  Com o placar elástico de 9x2, Mário de Castro, Said e Jairo foram os grandes nomes do jogo, o famoso Trio-Maldito que não perdoava qualquer adversário, foram os responsáveis por 8 dos 9 gols do Atlético na goleada, sendo que Mário de Castro fez 2, Said e Jairo fizeram 3 cada, e Getúlio fez o último.

  Do lado azul (verde/vermelho na época), Ninão foi o autor dos 2 gols.

  Andei pesquisando sobre a história dessa goleada, buscando registros, dados, escalações, fotos, e isso querendo saber das duas partes, tanto de Atlético, quanto de Cruzeiro, e oque muito me intriga nessa goleada é o ponto de vista de enciclopédia do Cruzeiro.

  Na enciclopédia do Cruzeiro tem registrado essa goleada, tem a escalação das duas equipes, o estádio em que foi jogado e o público presente (4 mil torcedores), e algumas CURIOSIDADES que pra mim soam mais como desculpas de mau perdedor.

Ninão

  Nessas curiosidades eles falam de uma entrevista do jogador Ninão que dá a seguinte declaração: 
  • O Palestra já não tinha esperanças de título e segundo o jogador Ninão - em entrevista concedida anos mais tarde - o time combinou perder para dar o título ao Atlético, já que se ganhasse o América seria campeão pela 11ª vez consecutiva. Lembrando que na época Atlético x América era o maior clássico de Minas e não Palestra x Atlético.

  Então quer dizer que bem antes do Júlio Batista, já existia essa de entregar jogo pro adversário pra tentar beneficiá-lo ?

  Pra mim isso são desculpas esfarrapadas, assim como essa enciclopédia descrevia o futebol da época:
  • As leis que regem o futebol foram elaboradas pela International Football Association Board (IFAB) em 1938.
  • No dia 12 de março de 1933 era realizada a primeira partida de futebol profissional do Brasil, pondo fim ao regime amador
   
  E para desmentir oque essa enciclopédia disse sobre a declaração do Ninão que entregaria o jogo para o América não conquistar o 11º título mineiro CONSECUTIVO, saibam quem em 1926 (um ano antes) o campeão foi o Atlético, e em 1927 com essa goleada nós fomos BI-CAMPEÕES, e ali começando uma hegemonia de títulos que dura até hoje, enquanto o América entrou em decadência.


A história não mente, jamais vai mudar ! Cruzeiro freguês e entregador desde 1927.


Saudações Atleticanas!



Contatos:
E-mail: blogdosatleticanos@hotmail.com
Twitter: @BlogAtleticano / @Luique25
Facebook: Blog dos Atleticanos



13 comentários:

  1. Os Marias Choram até Hoje!!

    ResponderExcluir
  2. Amigo esta última imagem não corresponde a um jornal da época

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está escrito centenário do galo, que faltam 5 dias naquele tempo. Logo o jornal é em 2008. Sim, corresponde a um jornal da época

      Excluir
  3. Mentira
    1° como um jogo da 4.00 certinho (me de algum jogo que deu 50.000 não 50.001)
    2° E eu percebi que no jornal esta escrito na fonte Arial e essa fonte foi criado em 1982 e o jogo foi em 1927 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está escrito centenário do galo, que faltam 5 dias naquele tempo. Logo o jornal é em 2008. Sim, corresponde a um jornal da época.
      Um jogo pode dar 4.000 certinho ué, porque não?

      Excluir
  4. Vai chorar na cama que é lugar quentinho!

    ResponderExcluir
  5. 9x2
    Mentira 1° como um jogo da 4.00 certinho (me de algum jogo que deu 50.000 não 50.001)2° E eu percebi que no jornal esta escrito na fonte Arial e essa fonte foi criado em 1982 e o jogo foi em 1927 ?
    Cara para e pensa isso é apenas desculpa pra tentar desviar o foco do 6x1 nunca antes desse jogo havia se falado de 9x2 isso não passa de uma desculpa esfarrapada tem que aceitar maior goleada do classico foi o 6x1!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lerdeza, aprenda a interpretar uma imagem . Lê o cabeçalho da imagem : faltam 5 dias para o CENTENÁRIO do Galo.... Então o jornal é de 2008..... Pqp viu.

      Excluir
    2. Ficam falando que a gente ''inventou'' a goleada 9x2 porque tomamos 6x1.. Engraçado mesmo, agora é vocês que inventaram isso, porque antes muito mesmo antes da goleadinha de vocês, já falavámos da 9x2. Bela hipocrisia.
      A goleada de 9x2 aconteceu no Estádio Campo do América, que funcionou até 1927. A capacidade era 3500 pessoas, os autores dos gols foram Said (3), Mário de Castro (2) e Jairo (3) e Getúlio; Ninão (2). Não li o almanaque do Cruzeiro, não sei o que está escrito, pode ser que esteja escrito estádio do Alameda, mas o jogo aconteceu no Estádio Campo do América.
      Está escrito centenário do galo, que faltam 5 dias naquele tempo. Logo o jornal é em 2008. Sim, corresponde a um jornal da época.
      Um jogo pode dar 4.000 certinho ué, porque não?

      Aceita que doí menos.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. ESTÁ COMPROVADA A FARSA DE ATLÉTICO MG 9x2 PALESTRA ITÁLIA (CRUZEIRO ESPORTE CLUBE), DEPOIS DE CRUZEIRO 6x1 ATLÉTICO MG EM 04/12/2011 ATÉ ENTÃO A MAIOR GOLEADA DO CLÁSSICO MINEIRO, EM 25/02/2013 EDITARAM A WIKIPÉDIA DO CAMPEONATO MINEIRO 1927 - MODULO I, NEM A FEDERAÇÃO MINEIRA DE FUTEBOL NÃO EXISTE DOCUMENTO DESSA PARTIDA QUE NÃO EXISTIU,
    DE UMA OLHADA NOS JOGOS E CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO MINEIRO 1927, O ATLÉTICO MG TEVE 12 PARTIDAS, COM O TAL 9x2 FICARIA 13 PARTIDAS, DE UMA ANALISADA NOS GOLS MARCADOS E SOFRIDOS,
    COMPROVA QUE ESSE TAL DE 9x2 NÃO EXISTIU, É FARSA!

    ResponderExcluir