quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Galo Nosso de Cada Dia #05 - Rivalidade


Como o futebol te escolheu?

Sim, te escolheu. Porque essa coisa que você sente quando entra num estádio, quando sobe aquela rampa de acesso e começa vendo o verdinho do gramado...esse frio na barriga não é por acaso. A emoção de uma final contra o maior rival, os amigos de arquibancada, a voz rouca. Nada disso é por acaso. O futebol te escolheu.

Mas como? O futebol não é um esporte qualquer. Eu escrevo essa coluna agora assistindo a San Lorenzo x Auckland e estou com o coração apertado. Um jogo no qual 50% dos times envolvidos eu nunca tinha ouvido falar me afeta. Afeta porque eu queria estar lá cantando o hino do meu time, participando do jogo. Queria estar lá porque estar lá pressupoe ser campeão da América. E estar lá seria mais uma onda que eu podia tirar pra cima dos meus rivais no futebol.

Porque sim! A rivalidade é um elemento essencial no futebol! Quantos milhões de vezes você cantou "Maria, eu sei que você treme" nesse fim de ano? E que delícia cantar essa música! É difícil responder se foi mais gostoso ganhar a Libertadores ou a Copa do Brasil porque a última foi simplesmente em cima do nosso maior rival! Portanto, além do doce sabor da vitória nós fomos agraciados com um tempero especialíssimo. Não dá pra ignorar.

O Daniel Neponuceno, seguindo a tradição do Kalil, twitou a contratação do Pratto com uma leve provocação ao Palmeiras, Corinthians, Flamengo e cruzeiro. Houve quem achou um absurdo. Eu achei sensacional. Presida já começou mitando.

A rivalidade deve ser festejada e o futebol vivido em sua plenitude. Menos politicamente correto, mais brincadeiras, menos ignorância, mais diversão, menos violência, mais emoção. É isso que apaixona.

É assim que o futebol te escolhe.

Saudações!

Fernanda Soares - @fersoares

ps. Muito obrigada a todos que leram, divulgaram, comentaram, que curtiram meu último texto. De alguma forma ele chegou ao Tardelli, ele gostou e eu fiquei muito feliz! Muito obrigada!!!

Um comentário:

  1. Fer, mais uma vez parabéns pelo seu texto! A primeira parte, me faz lembrar mesmo do frio na barriga quando chegamos ao estádio e vemos aquele gramado verdinho, todo iluminado e a torcida a se ajeitar... muito boa a sensação! Eu que agradeço a você por me proporcionar tão agradável leitura!

    ResponderExcluir