quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

ESPECIAL ALTEROSA ESPORTE - Parte 3/4


   Ansiosos para a parte 3 do ESPECIAL ALTEROSA ESPORTE né ? Eu também estava ! Mas dizem que o ano brasileiro só começa depois do carnaval, e foi isso que aconteceu. Esperei todos curtirem o feriado, descansarem e voltarem empolgados para uma leitura tranquila.

   Hoje o especial traz a tão esperada entrevista com Frederico BOLIVAR, onde ele contou um pouco da sua história com o Clube Atlético Mineiro e sobre os tempos de Alterosa Esporte, onde ele conta como foi convidado a participar do programa e o que aconteceu para sua saída.  Será que ele contou sobre a suposta "briga" com o Serginho (representante cruzeirense) ? CONFERE AÍ EMBAIXO !


Frederico BOLIVAR Moreira de Lima (38 anos)
Natural de Belo Horizonte
Advogado e Jornalista

  Bolivar é nascido em Belo Horizonte, mas tem o coração no Vale do Jequitinhonha.  O advogado marcou época no Alterosa Esporte nos anos de 2005 a 2008 e 2011 a 2014.  

PERGUNTAS

Nasceu em berço atleticano ou virou atleticano com o tempo ?
Atleticano não vira. Nasce! Posso dizer que sou atleticano dos quatro costados, já que meus avós paternos e maternos eram alvinegros e tiveram 13 filhos cada. Todos atleticanos, claro!

Qual o primeiro jogo do Galo em que você foi ao estádio ? Tem alguma lembrança que queira contar sobre esse jogo ?
Difícil precisar. Sempre fui levado ao estádio pelo meu pai, avô e tios, muito antes dos 5 anos. Entrava em campo como mascote e convivia de perto com alguns jogadores da época. Mas as minhas primeiras e mais marcantes lembranças são da torcida do Atlético. Lembro de ficar nos ombros do meu pai cantando sem parar ao som da charanga, o barulho das arquibancadas e o grito da Massa: Rei, Rei, Rei, Reinaldo é o nosso Rei!

Qual o jogo inesquecível ? E o gol inesquecível ?
Tiveram vários jogos memoráveis, mas o primeiro que me vem à mente é a vitória sobre o Corinthians na semi-final do Campeonato Brasileiro de 1994. Saímos na frente, sofremos a virada, e ainda tivemos força e raça para inverter o placar: 3x2 pro Galo!

O gol inesquecível? Ah, tiveram vários, mas o quarto gol do Galo na decisão do Campeonato Mineiro de 2007, marcado pelo atacante Vanderlei,  foi um dos mais memoráveis. Ver o goleiro Fabio, de costas, buscando duas bolas no fundo da rede foi certamente inesquecível.

Oque fazia antes de ser convidado a integrar a bancada do AE ?
Exercia a advocacia; na época, era sócio de um escritório com 2 amigos.

Como aconteceu o convite para o AE ? Quem te convidou ?
Já havia participado como convidado de alguns programas esportivos. Mas o convite para fazer parte da bancada aconteceu de forma inusitada. Depois da vitória de 6 x 1 sobre o Flamengo na cidade de Ipatinga, em 2004, voltei para BH decidido a fazer uma camisa comemorativa; aquele placar nao poderia passar em branco. Na semana seguinte, aproveitei a viagem à Ribeirão Preto, onde o Atlético enfrentaria o Figueirense, para vender as camisas. Numa parada de estrada, em um posto de gasolina, conheci o Bruno Tostes, que substituía o Dudu Galo Doido no Alterosa Esporte. A partir daí criamos uma grande amizade. Alguns meses depois, Tostes recebeu uma proposta para trabalhar na FIAT e teria que deixar o AE. Então ele me confiou a responsabilidade de substitui-lo. Fiz o teste e passei.

Tenho uma enorme gratidão pelo amigo Bruno Tostes, que foi quem fez a indicação.



Já conhecia o Dadá Maravilha antes do AE ? Se não, como foi dividir a bancada com um ídolo, herói histórico do Atlético ?
Tinha estado com o Dadá uma única vez. Em 1999, criei e vendi viseiras de Galo na porta dos estádios. Consegui levar para o Dadá no programa. Ele foi muito atencioso. Dadá generosamente usou a viseira durante todo o programa e me ajudou muito. Depois disso foi um sucesso de vendas. Chegaram até a falsificar as viseiras. (risos)

A convivência com Dadá foi engradecedora. Dadá é queridissimo por todos. Irradia alegria, simpatia e simplicidade. Vitorioso na vida e na bola. Criou frases antológicas do nosso futebol. Sempre me refiro a ele como "Mito cristalizado do futebol mundial". A sua irreverência foi a grande responsável pela transformação do AE para o formato que a gente conhece.

Como foi representar o Galo na sua época ? A fase do time foi difícil ? 
Uma grande honra e responsabilidade. A fase do time nunca interferiu. Sempre procurei calçar meus comentários em três pilares: paixão, informação e respeito. Acredito que para exaltar nossas conquistas, valores e tradição, não é necessário atacar o adversário. Mas se tentassem diminuir o Atlético não levava desaforo pra casa. O Atlético é paixão. Meu sentimento ali era o retrato do torcedor nas ruas. Procurei fazer isso da forma mais fiel possível. E para isso não existe segredo, basta ser verdadeiro e falar com o coração.

Como foi o assédio da torcida após fazer parte da bancada ?
A torcida do Atlético é fantástica. A Massa é fiel como a sombra. Apaixonada e apaixonante. Sempre teve um enorme respeito e carinho por mim. Tenho muito orgulho de ter conquistado esse reconhecimento. Sem dúvida o Galo e a nossa torcida são partes valiosas da minha vida, personalidade e formação. Só tenho a agradecer.

Como foi conviver com Toledo e Jair Bala (americanos) e os chatos cruzeirenses que mudam todo ano ?
O convívio com os colegas foi positivo. Um permanente e valioso aprendizado. Respeito todos os colegas que dividiram a bancada comigo e tenho carinho especial pelo Mestre Jair Bala.

*A torcida do Galo é curiosa para saber oque realmente aconteceu na briga envolvendo você e o Serginho. Essa briga realmente aconteceu ? RESPONDA SE QUISER*
Nada demais! Coisas que acontecem, mas não devem acontecer. No dia seguinte já tinhamos zerado a nota.

Oque aconteceu para sua saída ? 
Não me deram nenhuma justificativa. Mas creio que minhas convicções e minha incansável busca por uma relação profissional honesta, que respeitasse os meus direitos e valorizasse os meus colegas, possa ter incomodado. 
Saí de cabeça erguida, dignidade intacta e a certeza de ter tentado fazer o melhor.

Oque acha da atual temporada da bancada ? Qual dica daria para o novo representante (Fael Lima) se dar bem na bancada ?
Não tenho tido tempo de assistir, mas sei que o Fael tem todas as qualidades para nos representar na bancada  e orgulhar nossa torcida.  Ele conquistou a oportunidade porque fez por merecer. Torço por ele! Quanto à dica, foi mesma que o irmão Dudu Galo Doido me deu quando entrei no AE: "Não tenha medo das criticas e fale somente o que sabe, o que realmente acredita. Todos serão julgados e muitas vezes condenados, mas é preferivel ser julgado pelo o que pensamos do que por aquilo que os outros gostariam que falássemos."

Qual o seu maior ídolo da história do Galo ? Qual o maior jogador do Galo que você viu jogar ?
Reinaldo e Éder. Mas foi sensacional ver o Ronaldinho Gaúcho com a nossa camisa 10.

Qual o pior jogador do Galo você viu jogar ?
Irrelevante

Qual a expectativa para o ano de 2015 do Galo ? Com esse elenco dá pra buscar mais títulos expressivos ?
A melhor possível! Entendo que ainda faltam algumas peças, mas se mantivermos nossa obsessão, raça, e a fé da Massa jogando junto nas arquibancadas, não tem pra ninguém.

Torcida organizada, qual sua opinião sobre elas ? Costuma ficar no meio de qual torcida organizada nos jogos do Galo ?
Não sou daqueles que só enxerga bandidos. Conheço muita gente boa. Penso inclusive que deveríamos ter componentes de todas as organizadas junto à Charanga do Galo. Assim, a Charanga voltaria a ocupar um lugar de destaque nas arquibancadas, seria amplificada e resgataria músicas antigas; teria novamente a baqueta nas mãos e a grande responsabilidade de reger a torcida. Todos ganhariam: Charanga, TOs, Massa e, principalmente, Atlético.

Atualmente, assisto aos jogos ao lado do irmão Marcelo Trippa e amigos da Galo Metal.

Uma última pergunta para finalizar o bate-papo :

Existe alguma possibilidade de você voltar para a bancada do AE ?
Não existe! Ciclo encerrado e sentimento de missão cumprida.


RAPIDINHAS


Libertadores 2013 ou Copa do Brasil 2014 ?
Libertadores 2013

Guilherme Pança 1999/2000 ou Guilherme Bunda 2011-2014 ?
Guilherme 1999/2000

Mineirão ou Independência ?
Salão Mineirão

Maior craque: Reinaldo ou Ronaldinho ?
Os dois

Maior rival: Cruzeiro ou Flamengo ?
Os dois

Um jogador que gostaria de ver vestindo a camisa do Galo. (Seja realista)
Paolo Guerrero (Corinthians)

Um jogador que você jamais aceitaria vestindo a camisa do Galo.
Kléber Gladiador

FIM


Onde está o Bolivar atualmente ?

Bolivar é apresentador do programa Esporte Super, quinta-feira, 21h na Rede Super (canal 23 da NET) (canal 21 da tv aberta) ou (online pelo site www.redesuper.com.br), com Pequetito (Rádio Globo/CBN), Emerson Romano (Itatiaia), e convidados especiais.



Não perca a última parte do ESPECIAL ALTEROSA ESPORTE, Dudu Galo Doido vem aí !

QUARTA-FEIRA TEM MAIS !!! (Alguma quarta-feira por aí)




Luiz Henrique Lara (@luiquelara no Twitter) e equipe do Blog dos Atleticanos.


Siga-nos no Twitter: @BlogAtleticano e no @ColunistasBdA




3 comentários:

  1. a alterosa devia demitir o serginho por causa da briga mas não demitiram sabe por que? puxação de saco com os cruzeirenses

    ResponderExcluir