Em 1926 após uma década o Atlético volta a vencer o campeonato mineiro, nesse tempo só deu América em Minas Gerais, foi deca-campeão mineiro de 1916 a 1925, a competição começou a ganhar rivalidades, surgem mais equipes para competir, surge também o Palestra Itália (1921) para rivalizar com Atlético e América.
O Campeonato Mineiro de 1926 teve a primeira polêmica do futebol mineiro, a Liga Mineira de Desportos Terrestres (entidade que organizava o campeonato da época) queria profissionalizar o futebol em Minas Gerais, porém o Palestra Itália deu o primeiro chilique de cruzeirense e era contra essa profissionalização. Como o Palestra Itália era contra as idéias da Liga Mineira, acabou se desligando da competição ainda no 1º turno e junto com outras equipes que eram contra a profissionalização, formaram outra liga paralela a qual chamamos carinhosamente de "2ª divisão Mineira 1926".
O Atlético que sempre lutou para conquistar seu lugar e não tinha nada haver com a birra do Palestra Itália, competiu com outras 8 equipes (incluindo o deca-campeão América), e saiu campeão pela segunda vez do Campeonato Mineiro de futebol.
Equipes participantes :
-América
-Atlético
-Calafate
-Guarani-BH
-Palestra Itália
-Palmeiras-BH
-Sete de Setembro
-Sírio Horizontino
Jogos do campeão :
1º turno
Atlético 6x3 América
Atlético 5x2 Palmeiras-BH
Atlético 6x1 Sete de Setembro
Atlético 2x2 Calafate
Atlético 5x2 Sírio Horizontino
Atlético 3x0 Guarani-BH
2º turno
Atlético 3x1 Guarani
Atlético 4x3 América
Atlético 7x1 Sete Setembro
Atlético 1x4 Palmeiras-BH
Campanha final : 10 jogos, 8 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 42 gols marcados, 19 gols sofridos
Artilheiro : Mário de Castro 20 gols (a partir dessa época Mário de Castro, Jairo e Said começaram a ser conhecidos como trio-maldito, pois formavam um trio que atormentava os zagueiros e goleiros adversários).
Nenhum comentário:
Postar um comentário