Desta vez a série "Os gringos do Galo" vem com uma edição especial, onde somente um jogador terá sua história contada, e ninguém menos do que um dos heróis da conquista épica da Copa do Brasil 2014.
Jesús Dátolo - meia argentino
Nasc. 19 de maio de 1984 (está com 30 anos)
63 jogos / 37 vitórias / 15 empates / 11 derrotas
8 gols / + 20 assistências
Jesús Alberto Dátolo, mais conhecido como Dátolo, é argentino da cidade Carlos Spegazinni, uma cidade que faz parte da grande Buenos Aires com pouco mais de 27 mil habitantes. Dátolo foi revelado pelo Banfield em 2004, um dos clubes mais antigos da Argentina, foi lá que ele se destacou pela primeira vez por seu chute potente com a perna esquerda, acabou por chamar a atenção do gigante Boca Juniors em 2006 que acabara o contratando.
Na primeira temporada pelo Boca Juniors jogou poucas partidas, era o auge dos xeneizes que em 2007 venceram a Copa Libertadores em cima do Grêmio. No ano seguinte fez parte da campanha do título do Campeonato Argentino e disputou a Copa Libertadores onde fez um gol em uma partida que eliminou o Cruzeiro da competição, mostrando já ali que seria um carrasco do time azul calcinha.
Em 2009 foi vendido ao Napoli-ITA por U$$ 8,3 milhões (80% do seu passe), jogou 22 partidas naquele ano e marcou apenas um gol, um gol histórico que quebraria um tabu de 21 anos que o Napoli não vencia o Juventus na cidade de Turim.
Em 2010 foi emprestado para o Olympiakos-GRE onde disputou apenas 7 partidas sem marcar nenhum gol. Foi devolvido ao Napoli que repassou o jogador por empréstimo ao Espanhol-ESP, onde disputou 20 jogos e marcou 2 gols.
Em 2012 foi negociado com o Internacional onde teve um início promissor marcando gol no clássico gre-nal e no primeiro jogo da Libertadores daquele ano, mas com o excesso de jogadores estrangeiros na equipe gaúcha e algumas seguidas lesões fizeram com que o jogador perdesse espaço.
Em 2013 com o fim de seu contrato com o time gaúcho, Dátolo assinou sem custos com o Galo, onde disputou algumas partidas do Campeonato Brasileiro variando entre lateral esquerdo e meia.
Em 2014 foi o ano da redenção, devido aos altos e baixos de Ronaldinho Gaúcho, o meia argentino começou a jogar de meia-armador, onde se destacou pelo alto número de assistências (20 assistências durante o ano) e pela garra demostrada em campo. Junto com Luan formou uma dupla infernal para os adversários, os dois jogaram tão entrosados que a parceria chamou a atenção da imprensa e do próprio técnico Levir Culpi que declarou que nunca tinha visto uma amizade tão grande entre um brasileiro e um argentino. A dupla ultrapassava as quatro linhas do campo, os dois fora de campo eram como irmãos.
Como consequência do seu bom rendimento, o Atlético em 2014 além de ser campeão da Recopa Sulamericana, ainda foi campeão da Copa do Brasil, onde o meia argentino foi impecável com atuações impressionantes nos jogos decisivos contra Flamengo e Cruzeiro, dando assistências e marcando gols.
Luiz Henrique Lara
Sigam no Twitter:
blogdosatleticanos@hotmail.com
Blog dos Atleticanos
Nenhum comentário:
Postar um comentário