quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Galo Nosso de Cada dia #10 - Vem, domingo!


Você espera ansiosamente pelas 17h de domingo.

Você é torcedor do Clube Atlético Mineiro. Quando você escolheu o Galo (ou quando o Galo te escolheu) você nunca pensou que seria tão sofrido. Mas também nunca pensou que seria tão divertido. Você pode não ter visto o Rei jogar, mas ele é seu ídolo. Você pode não ter visto o fatídico jogo da Libertadores de 81, mas sente, no mínimo, uma antipatia pelo time e pelo juiz envolvido naquele episódio.  Mas você viu o Galo x Fluminense no Horto em 2012, você viu Riascos ir pra bola em 2013 e você viu os queridinhos da mídia se curvando diante do Galo em 2014.  Você não é um torcedor comum. Você é um torcedor do Galo.

Você ficou sem chão quando o juiz de Galo x Botafogo terminou o último jogo do ano passado. O que fazer, afinal de contas, sem jogos do Galo? Você sente este vazio todo ano. É como acabar de ler um livro muito bom; você não sabe o que fazer com o resto da sua vida depois que o livro acaba. E, como todo ano, você promete não acreditar nas especulações que pipocam nas redes sociais. Você já está vacinado.  Mas você acabou dando alguns F5 no twitter do presidente. Ok, faz parte, você pensa.

Você ganha presentes do Galo no Natal. As pessoas te conhecem, afinal. A abstinência aumenta. Você tenta assistir aos programas esportivos mas logo percebe que sabe mais sobre o Galo do que aqueles que ganham dinheiro trabalhando com futebol. Você assiste a meia hora de um programa de abrangência nacional e sabe muito mais de corinthians e flamengo do que gostaria de saber. Mas você sobrevive. Programas como “O Infiltrado” do Fred Melo Paiva e as reprises dos jogos da Libertadores de 2013 ajudam.

Você começa a acompanhar o Galinho na Copinha. Você assiste a todos os jogos, aprende os nomes dos garotos. Você vê futuro em alguns deles. Você se anima. E, porque a abstinência bate recordes nunca vistos na história desse país, você sofre mais do que deveria com a cobrança de pênaltis contra o flamerdinha. Mas o resultado positivo te permite tirar mais uma onda com os cariocas, então você sente que valeu o sofrimento. A eliminação na fase posterior te deixa chateado mas você entende que o objetivo da participação na Copinha talvez tenha sido atingido, mesmo sem o título.

Você é forçado a se despedir de Diego Tardelli mais uma vez. Não é fácil. Você é forçado a se despedir também do Capitão America, Réver. Outra perda difícil. Mas você confia no Galo. Bola pra frente.

Você lotou Horto para o amistoso contra o Shaktar. Você faz parte dessa Massa. A crise de abstinência diminui.

Você espera ansiosamente pelas 17h de domingo. Tem Galão no Campeonato Mineiro. Graças a Deus!

Saudações!


Fernanda - @fersoares

3 comentários: