segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Galo No Detalhe #40 - E agora, Daniel?



Depois de algumas semanas sem nossa coluna, cá estamos novamente e com expectativas e sentime
ntos neste fim de ano bem diferentes dos que sonhávamos e esperávamos para esta época.

Sem o título, sem o técnico e, pasmem, sem rumo.

Não é fazer tempestade em copo d’água. Mas é preciso ser realista.

Um time classificado para Libertadores pela quarta vez consecutiva está prestes a terminar o campeonato ainda sem saber quem o comandará em uma temporada com excursão internacional, mais uma competição regional e afirmação no continente sulamericano.

Não se tem nomes, mas se tem perfis condizentes com o projeto pensado certo? Na verdade “um treinador que queira dirigir o Atlético” é o objetivo, segundo o presidente.
Ah, vá! Tá de brincadeira né.

Muricy está indo pro Flamengo. Cuca ainda não sabe se sai mesmo da China e não temos nenhuma garantia que vem pro Galo. Pode muito bem ir pro São Paulo por exemplo. 

Marcelo Oliveira está empregado e ainda com uma final a disputar.

E agora, Daniel?

Saída de Levir foi opção da diretoria, que, ao contrário do que diz, precisa ser rápida na escolha do novo comandante
Você tem todo o direito de mudar. Mudou. Agora tem que pelo menos saber o que quer.
8 milhões de torcedores merecem saber com detalhes e transparência os rumos do time que bate recordes de arrecadação ano após ano, mas segue sem dinheiro para contratar 
nem destaques de série B para repor elenco.

Gestão de elenco malfeita e isso não culpa apenas do Levir, não. Assumam suas parcelas de responsabilidade.

A diretoria tem dado mostras de má condução de uma equipe postulante à briga pelo título durante toda a temporada.

Faltou dinheiro e vender jogadores para honrar compromissos e manter tudo em dia foi inevitável. Não se discute. Mas e a reposição?

Maicossuel quando saiu, ao contrário do que disse Maluf em algumas vezes, era titular da equipe. Jô, depois de um martírio agonizante, recuperava seu melhor momento. Opções e peças importantes em uma jornada implacável na luta pela taça.

Não houve reposição sequer de equipes da série B, empréstimo da Série A, solicitação de atletas emprestados. Nada. Jogar isso só na conta do Levir é covarde e injusto.

“Ah, mas ele disse que o time não precisava de reforços. ” Ah, sério que você acredita nisso? Ele sabia que não os teria e quis sempre dar moral para quem poderia contar. Ou você acha que ele barraria um reforço contratado?

O técnico pode ter avaliado mal a força de Cárdenas, Dodô, Carlos e afins? Pode, com certeza pode. Acho até que avaliou mal mesmo, mas essa conta não deveria ter sido paga apenas por Levir.

Foi. Fato consumado. Não quero lamentar a saída do Levir eternamente. Parte da torcida realmente não gostava dele.

Mas torcida tem que torcer. Administradores administrar.

Até agora não justificaram a troca de maneira plausível e convincente. Não explicaram porque quiseram trocar o comando. Só trocaram.

Se trocaram tem que saber porque e para que.

E agora, Daniel?  

Por Allãn Passos
Twitter: @allanpassus

3 comentários:

  1. Allan, muito bom seu post, mais razão que coração. Creio que somos mais de 8 milhões. Gostei do miolo de zaga, da disposição do time e dou créditos ao interino. Passei a ser contra a permanência de Levir: depois que tomamos de três na primeira partida contra o arquirrival e empatamos a segunda no minuto final; depois das precoces desclassificações da Copa do Brasil e da Libertadores; depois que adiantou a defesa e o time passou a levar gols e mais gols; depois que não quis reforços; depois de ver o Galo goleado por Sport e São Paulo; depois de aguardar seis meses pela partida e ver o Galo humilhado pelo Corinthians no Independência; e finalmente, depois de ver que nada iria mudar no esquema tático e ouvir dele que o time havia jogado bem. Qual é o torcedor que aguenta isso, mesmo em segundo lugar? Nepomuceno fez o que deveria ser feito. Qualquer um que entrar não terá como fazer pior. Que com o dinheiro da premiação comprem um bom jogador, mas precisamos de pelo menos uns três. Que fase desastrosa e prolongada essa do Victor, hein?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário amigo! Pondero e concordo com as situações levantadas para fazer qualquer torcedor perder a paciência com Levir menso. Mas a diretoria erra ao mandar embora sem saber sequer que tipo de substituto quer. Não é uma exclusividade dos mandatários atleticanos, mas já tínhamos esquecido como é tuim terminar uma temporada tão sem rumo e sem definições como esta. Um grande abraço e tudo de bom pra você

    ResponderExcluir
  3. É assustador ou não? Nesse País das falcatruas, malandragens, corrupção e coisas mais de ruim, vamos analisar o contrato do atacante Thiago Ribeiro. Ele ganha 200 mil mensais, contrato de um ano, total de 2 milhões e 400 mil. Fez 10 gols, o que significa 240 mil por cada gol marcado. Por fazer corpo mole nos treinamentos ou por falta de condições físicas e técnicas, fica mais na reserva e quando joga é um dos que forçam o cartão amarelo, a fim de folgar a próxima partida. Por exemplo, ele folgou exatamente a partida do returno contra seu ex-clube, um clássico contra nosso arquirrival, partida importantíssima. Mudando de assunto, vamos analisar o caso do meia Carlos Alberto (30 anos, meia esquerda e direita, meia atacante, meia armador), ex-Vasco/Botafogo e atualmente no Figueirense. Craque de bola, eu diria que é um dos três melhores do Brasil, senão o melhor. Tem problemas de contusões, caso semelhante ao de Guilherme. Mas bem que o Galo poderia lhe oferecer um salário por produtividade (gols marcados, assistências e partidas disputadas). Provavelmente ele não iria recusar uma oferta de uns 30 mil/gol marcado, bem abaixo do caso acima. Acontece que Maluf não entende bulhufas de futebol e está tramando a volta de Serginho, Renan Ribeiro, Berola e outros ex para nos enfiar goela abaixo. Porém, a torcida do eu acredito também conhece o poder da vaia. Aguardemos.

    ResponderExcluir