quinta-feira, 5 de julho de 2012

Futsal : Lembranças de um passado glorioso !


  Lembranças do tempo em que o futsal era o segundo esporte que mais dava audiência na tv brasileira, época em que o futsal do Galo mostrava ao mundo como se jogava.

  O futsal do Galo é mais antigo do que a gente imagina, tem registros em que foi campeão mineiro em 1968, porém foi na década de 90 que os Atleticanos acompanharam de perto o brilhantismo de Manoel Tobias, a juventude de Lenísio e Falcão, foi na década de 90 que nos tornamos o melhor clube e melhor escola de futsal do mundo.


  Com esse trio em quadra o Galo era imbatível, foram 12 títulos conquistados de 97 a 2000, sendo 1 Mundial, 2 Brasileiros, 3 Mineiros, 4 Metropolitanos, Copa Centenário de BH e Copa Botucatu.                        

    

  Em 2012 completou 3 anos do fim das atividades do futsal do Atlético, desde 2000 com o fim da parceria com a Pax de Minas, o Atlético vinha bancando o futebol de campo e futsal, em 2009 o então presidente Alexandre Kalil decretou o fim geral do futsal do Galo alegando prejuízos. (Nessa época o Galo só jogava com time sub-20).


  
TÍTULOS CONQUISTADOS 


Campeão da Copa Intercontinental em 1998. 

Campeão da Liga Futsal em 1997 e 1999. 

Campeão da Taça Brasil em 1985. 

Campeão Mineiro em 1968/73/74/76/77/84/98/99 e 2000. 

Campeão Metropolitano em 1972/76/77/78/81/84/85/97/98/99 e 2000. 

Campeão da Copa Centenário de BH em 1997. 

Campeão da I Copa Cidade de Botucatu em 1999. 

A DECISÃO DA LIGA FUTSAL DE 1997

  Em 1997, o inesquecível Atlético Mineiro levantou a taça de campeão da Liga Futsal, derrotando a equipe paulista do Esporte Clube Banespa no Mineirinho, palco da vitória mineira, por 4 a 1. partida foi acompanha por mais de 18 mil pessoas presentes no ginásio.

A GM/Chevrolet, de São Paulo, estreou na competição e conquistou a quarta colocação, ficando atrás do Carlos Barbosa que ficou na terceira posição. 

Foram marcados 861 gols em 104 partidas, uma média de 8,2 por jogo. 

Melhor jogador do campeonato: 
Vander Carioca - Atlético/Pax de Minas (MG) 
Números do campeão:
Total de partidas: 24
Total de vitórias: 14
Total de empates: 04
Total derrotas: 06
Total de gols: 121
Total de gols sofridos: 94 
Média de gols por partida: 5,0

OS CAMPEÕES PELO GALO:

Goleiros
Rodrigo de Oliveira Perpétuo, DIGO, camisa 1, 22 anos
Flavio Tadeu Quintino Araújo, BRIGADEIRO, camisa 12, 20 anos
RENATO Calazans Mattar Barbosa, camisa 20, 23 anos

Fixos:
André Demétrio da Silva, ÍNDIO, camisa 13, 22 anos
Glenn Norma Ferraz Salim, PÍU, camisa 7, 28 anos
Claudiomar André Pereira, VÉIO, camisa 4, 31 anos
EULER Coelho Marques, camisa 5, 20 anos

Alas
RONALDO Nunes Santos, camisa 11, 21 anos
VINÍCIUS Elias Teixeira, camisa 3, 20 anos
Paulo Roberto Maciel Yamada, PAULINHO JAPONÊS, camisa 8, 21 anos
Everton Gonçalves Pires, ROSINHA, camisa 10, 21 anos
Hudson Barbosa de Moura Júnior, HUDSINHO, camisa 15, 23 anos
Andrei de Oliveira Marques, DEDEI, camisa 18, 21 anos
ALMIR Alex do Nascimento, camisa 6, 23 anos

Pivôs
Vander Santos Ferreira, VANDER CARIOCA, camisa 14, 21 anos
IVAN Alves Júnior, camisa 16, 25 anos
Fábio Henrique Silva Britto, FABINHO, camisa 9, 27 anos

Comissão Técnica:
Técnico: Milton Luiz Ziller Júnior, Miltinho
Preparador Físico: Rogério Usmari Mancini
Preparador de Goleiros: Tadeu de Menezes Ferreira
Massagista: Francisco Xavier de Oliveira
Mordomo: Vagner Neves Ferreira
Médicos: Gustavo Damazio Helury, Alexandre dos Santos Cabral e Sérgio Augusto
Supervisor: Atílio Claudio Fonseca Dias
Diretoria: José Roberto Reis de Carvalho, Marcílio de Assis, Chain Abdou Mitri

FINAIS: 
15/07/1997 
20h30 Banespa/Phercani 3x3 Atlético/Pax de Minas - São Paulo (SP) 

20/07/1997
Atlético/Pax de Minas 4 x 1 Banespa/Phercani 
Gols: Índio, Vander Carioca (2) e Vinícius para o Galo; Simi para o Banespa. 
Local: Mineirinho - Belo Horizonte 
Público: 16.685 pagantes - 2º maior público na história do futsal.

BASTIDORES
A equipe estava invicta jogando em casa, no ginásio do Colégio Magnum, que tinha a capacidade de 1.200 pessoas, como o regulamento na ocasião não previa tamanho e capacidade do local dos jogos para a fase final, as equipes envolvidas nas semifinais poderiam fazer seus jogos no mesmo mando do certame inteiro. De um lado, o estreante Atlético/Pax de Minas enfrentaria uma verdadeira seleção brasileira, a ACBF - Associação Carlos Barbosa de Futsal, com jogadores como Bagé, Fininho, Danilo,Chôco entre tantos outros craques da poderosa equipe Laranja. Na outra semifinal, um duelo de estreantes paulistas, GM/Chevrolet contra o Banespa/Phercani duelariam para a equipe banespiana levar a melhor. O confronto de São Paulo foi extremamente equilibrado, dois empates (3 x 3 e 5 x 5), com o Banespa/Phercani vencendo por 1 a 0 na prorrogação. 

Pela outra semifinal, o Atlético surpreendeu a ACBF após ter empatado dentro de casa, no Magnum, por 4 a 4, como o empate era de Carlos Barbosa e jogando no seu caldeirão, as coisas poderiam complicar para o estreante.

Nesta partida, o Atlético/Pax de Minas deu um show, venceu por 9 a 3 e classificou-se para a inédita decisão frente ao Banespa/Phercani. Jogando em casa, o Carlos Barbosa abriu a contagem e o ginásio veio abaixo, com os quase 1.500 expecatadores (ginásio antigo da ACBF), os poucos torcedores do Galo na ocasião ficaram atrás do gol de Digo, um dos principais jogadores do Atlético em quadra. 

Com o primeiro jogo marcado para o dia 15 de julho de 1997, o Galo arrancou um histórico empate no final com gol de Fabinho, 3 a 3 foi o placar. Daí começou a loucura para a segunda e decisiva partida, o local escolhido pelos dirigentes e comissão técnica do Atlético/Pax de Minas seria o mesmo Colégio Magnum, onde o Galo estava invicto e provavelmente conquistaria seu primeiro título da Liga Nacional. 

A decisão de transferir a partida para o Mineirinho gerou muita polêmica na ocasião, não seria fácil fazer um trabalho de divulgação para a partida, num domingo, às 10h da manhã com transmissão ao vivo pela Rede Globo, no Esporte Espetacular. 

Inúmeras conversas entre os supervisores, dirigentes e organizadores em reuniões fechadas e calorosas, mas a exigência da televisão em transmistir de um local mais apropriado iria prevalecer, umas das pessoas que mais apostou no sucesso da partida no Mineirinho foi o então supervisor Atílio Dias, que tomaria a decisão de levar a partida para o ginásio que a TV escolhera.

Sem condições de trabalhar uma forte divulgação, colocar a partida num ginásio tão grande e com a capacidade de mais de 25 mil lugares, o jogo foi transferido poucos momentos antes de sua realização. Atílio solicitou 5 mil ingressos de cortesia para as torcidas organizadas do Atlético Mineiro e se comprometeu em vender mais cinco mil. Após a reportagem da Rede GLobo no dia anterior, todo atleticano queria ver o Galo ser campeão brasileiro de futsal.

A TORCIDA:
Eram 8h15 da manhã de domingo de 20 de julho de 1997, a venda antecipada tinha agradado, os convites cortesias não tinham sido buscados pelas torcidas organizadas. Seria um grande fiasco na capital mineira? Pelo contrário, a torcida começou a chegar aos poucos aos arredores do Mineirinho, congestionamento de carros nas proximidades e por volta das 9h30 o ginásio estava praticamente lotado, foram vendidos 16.685 ingressos e a equipe do Banespa/Phercani enfrentou uma das maiores pressões que um adversário poderia sofrer, vaias ensurdecedoras, balanço do ônibus antes da chegada ao ginásio, tudo que uma grande decisão poderia proporcionar.

O Galo foi superior e fez uma partida espetacular, Vander Carioca, artilheiro e melhor jogador da competição, fez dois gols naquela manhã, Ìndio e Vinícius também marcaram o seu, Simi fez o gol do Banespa.

GLOBO AO VIVO PARA TODO BRASIL - MINEIRINHO LOTADO, GALO CAMPEÃO! FESTA NO CARRO DO CORPO DE BOMBEIROS. A GATA DO TIME CAMPEÃO
O Brasil inteiro caiu de joelhos, rendido ao belo futsal do Atlético/Pax de Minas, depois, foi a vez da massa atleticana também cair. Flavia Assis vestiu a camisa do campeão e mostrou porque a torcida do Atlético estava feliz da vida.



Algumas imagens retiradas do Flicker oficial do Galo 

Texto sobre a decisão de 1997 retirado do site da Federação Paulista de Futsal http://www.futsal.com.br/noticias/noticia_2009_futsalpedia.asp?NumeroID=12366



Nenhum comentário:

Postar um comentário