segunda-feira, 6 de julho de 2015

Galo No Detalhe #26 - Lições de uma "Vitória de Campeão"


É a liderança. Não um título. É preciso separar bem as coisas e saber a dimensão do atual momento, para não superestimá-lo. É preciso entender o que isso representa para se manter no topo.

Mas também é preciso reconhecer e valorizar como essa liderança veio. Foi galgada e projetada desde o inicio e consolidada com uma vitória daquelas que chamamos de “vitória de campeão”.

Se vai ser campeão, é muito cedo mesmo para afirmar. Mas vencer o eterno “candidato” Internacional, em Porto Alegre, dá muita moral para o elenco e o trabalho desenvolvido, empolga o torcedor e gera ainda mais respeito diante dos concorrentes.

Maicosuel brilhou em porto Alegre e marcou duas vezes. No segundo gol, tabela foi com Douglas Santos
A caminhada é tão longa e cheia de percalços que não existe outro caminho a não ser manter o foco e a concentração até quando não exista mais chance de ser ultrapassado na tabela.

"Uma vitória de campeão" ensina muita coisa a uma equipe e pode ser decisiva na sua trajetória, para o bem e para o mal.

Uma liderança garantida no saldo de gols e dividida com mais duas equipes mostra o quão equilibrado é Brasileirão 2015.

Mas liderá-lo brada também permite bradar aos quatro cantos: Estamos na briga!

E muito! Fora de casa, problema que o Atlético carregou nos últimos anos, a campanha é maravilhosa, com vitórias contra convincentes contra Flamengo e Inter por exemplo empate com um time todo reserva contra o Palmeiras.

Os colorados sentiram pela segunda vez em casa a força do adversário mais forte que enfrentaram na temporada.

Na Libertadores, a força do torcedor foi fundamental para derrotarem o Galo. Dessa vez, deixaram a mobilização cair e se deram muito mal.

Viram inclusive a força do nosso elenco. Naquele dia não tinha Edcarlos, Giovanni Augusto, Thiago Ribeiro, Maicosuel, Carlos César...

Um time totalmente diferente, mas outra grande atuação e dessa vez uma vitória acachapante e que poderia ter sido histórica, não fossem as bolas rentes à trave de Ribeiro, Maicosuel e Douglas Santos na segunda etapa.

Levir tem muito mérito nisso. Concorde ou discorde, ele tem sua filosofia de jogo. passa isso aos jogadores que comanda e acredita neles, quem quer que sejam.

Essa partida não tem que servir de auge e sim de exemplo. É assim que se tem que jogar fora de casa.
Se o time é bom, tem confiança e sabe de seu potencial é preciso encarar todos os rivais para derrota-los, não importante onde seja a partida.

O sentimento que reúne a vitória de ontem é orgulho. Pela garra, pela vontade de vencer um grande adversário e saber que cada jogador acreditou em si, assim como cada alvinegro acredita sempre nas arquibancadas.

Que venham mais e mais tabus para serem quebrados. Desde 2013 tem sido assim.

Voltemos apenas um ano antes, 2012, para não repetirmos os erros de lá. Arbitragem e  extracampo tem sua parcela de culpa na perda daquele título. Mas nós também.

Em dado momento, meio que ficamos no piloto automático, como certa vez disse o mesmo Levir Culpi com o Atlético Paraguaiense.

Não percamos o foco, não deixemos de passar isso aos jogadores.

Queremos mais noites como a deste domingo. Queremos mais vitórias de campeão.

Queremos ser campeões!

Humildade, foco e raça! Vamo Galo, Ganhar o Brasileiro!


Twitter: @allanpassus

Nenhum comentário:

Postar um comentário