quarta-feira, 8 de julho de 2015

Galo Nosso de Cada Dia #16 - Ser Galo


Você já pensou no que significa "ser" alguma coisa? 

Eu não sei se vocês sabem mas eu sou escoteira. Desde os seis anos de idade eu prometi que faria o melhor possível para pautar a minha vida em concordância com os valores do movimento escoteiro. E ser escoteiro é aceitar que os valores contidos na Promessa e na Lei Escoteira guiarão sua vida pra sempre. "O escoteiro é leal";" o escoteiro é cortês"; "o escoteiro é limpo de corpo e alma"; etc. E a Lei Escoteira é totalmente positiva, ou seja, ela diz o que o escoteiro é, não o que ele não deve ser. Esta diferença entre as duas posições é importante. Veja, quando temos como lei de vida algo que devemos ser ou fazer, para que se possa cumprir esta lei devemos buscar as oportunidades em que se possa ser ou fazer. Isso, necessariamente, nos leva a ação. Mas se temos como lei de vida algo que não deve ser ou não deve fazer, para cumprir esta lei não precisa fazer nada. Basta ficar parado.

Mas no Galo quem fica parado toma um tá ligado. 

O atleticano É. E se o "ser" leva, necessariamente à ação que se transforma em algo externo, que transcende, atleticano não foge desse compromisso. O hábito de praticar o atleticanismo, o transforma em conduta adquirida, constante, intencional. É por isso que o orgulho de ser atleticano se externaliza no habito de apoiar o time onde quer que seja. De cantar o hino a plenos pulmões porque sabe que trata-se da letra mais bela do mundo.  De ostentar o manto alvinegro nas ruas. De curtir cada segundo no estádio porque sabe que ali está em casa, e sabe que aquele lugar é sagrado. 

Quem É não se contenta em ficar quieto. Quem É sente a necessidade de agir. Precisa viver o Galo de alguma forma. Precisa participar da vida do Galo. Precisa falar do Galo, é o assunto favorito. 

E o que eu vejo é que isso nos diferencia de muitas torcidas. Me parece claro quando o SER pula a grade e passa da arquibancada pro gramado. Quando nossos jogadores mostram mais do que respeito à camisa que vestem, mostram um carinho a mais. Quando levam o Galo para suas vidas pessoais, quando sofrem e vibram conosco. E a simbiose entre torcida e jogadores fica evidente. Tem como medir a importância disso?

É a força do SER atleticano, que pauta sua vida como a lei positiva do escoteiro. Ele age, faz, transcende. 

Estaremos juntos no Mineirão hoje à noite, defendendo a liderança, SENDO atleticanos. 

Saudações e Sempre Alerta! 

Fernanda Soares
Twitter - @fersoares

ps. Peço desculpas pela minha ausência. Vou fazer o meu melhor possível para que isso não mais aconteça! 

2 comentários:

  1. Olá, Fernanda!
    O Galo é tão lindo, que ele antecede a aurora! www.euvistoacamisadogalo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa.... Arrasou. Parabéns Fernanda. Grande jogo pra nós. Agora, já posso ir para o salão. Abraços

    ResponderExcluir