segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Futebol e Teoria da Conspiração



Hoje a coluna Uma vez até morrer, com muito orgulho, abre espaço para as palavras do Dr. Lincoln Pinheiro*. Leiam com atenção amigos, pois não é de hoje que o Doutor vem alertando sobre isso!

--------------------------------------------------------------------------------------------------


Pessoas de pouca leitura; de horizontes curtos, usando uma metáfora machadiana ou, simplesmente, analfabetos funcionais, no estilo viril do nosso General Leandro Donizete, costumam atribuir à teoria da conspiração aqueles acontecimentos que sua limitada capacidade cognitiva não lhes permite entender.

Até mesmo jornalistas profissionais costumam recorrer a esse termo quando querem desqualificar uma opinião e agradar os malfeitores.

A recente confissão feita por um dirigente do time mineiro de origem fascista – e que tenta esconder o passado usando seu poder político para censurar a imprensa – de que costumava comprar árbitros para ganhar jogos deixou esses incrédulos torcedores com a broxa na mão. Como acreditar nas mentiras e acusar os críticos de teóricos da conspiração depois daquela confissão?

Mas, afinal, o que vem a ser a tal teoria da conspiração? Será que os papagaios que repetem isso sabem o que estão dizendo?

Teoria da conspiração foi uma expressão cunhada em 1967  pela CIA, a agência de espionagem estadunidense, com a finalidade de atacar quem desmentisse narrativas oficiais.

Algumas das recomendações da CIA para desqualificar aqueles acusados de teóricos da conspiração eram:

a) Discutir publicamente o problema com contatos amigáveis na elite (especialmente políticos e editores de imprensa);

b) Usar todos os recursos de propaganda acessíveis para refutar os ataques vindos dos críticos. Colunas assinadas por especialistas amigáveis e resenhas de livros são especialmente adequadas para esse objetivo;
c) Especialistas em resenhar livros para a imprensa devem ser encorajados a acrescentar, ao que digam sobre [seja o que for], a ideia de que, recorrendo sucessivas vezes ao texto do relatório da comissão de investigação, perceberam que o relatório foi trabalho muito mais bem feito que o trabalho dos que o criticam. 

Amigo leitor, existe corrupção no futebol e quem se beneficia dela não quer que você acredite nisso.

Quando algum arauto falar que isso é teoria da conspiração, procure saber a que senhor ele serve.



Lincoln Pinheiro Costa, janeiro de 2016. 


Twitter: @Lincolnpinheiro


*Juiz federal da Vara Única de Ilhéus-BA e ex-procurador da Fazenda Nacional em Salvador. É graduado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP) e MBA em Direito da Economia e da Empresa pela FGV. É membro do Instituto San Tiago Dantas de Direito e Economia. twitter.com/Lincolnpinheiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário