Mostrando postagens com marcador Galo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Galo. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Galo No Detalhe #52 - Boa, Marcelo!


Vitória fundamental do Galo contra a Ponte. Fora de casa, pressiona os dois primeiros, resgata confiança e reforça potência do elenco.

Deu para descansar Robinho, Fred e Carioca, escalar um quarteto de respeito com Otero, Cazares, Clayton e Pratto. Maicosuel ainda foi acionado no segundo tempo, após longo tempo fora por contusão.

O retorno do General garantiu equilíbrio ao meio de campo, com chances para Junior Urso sair ao ataque nos momentos certos e a formação com dois meias se mostrou uma boa alternativa para alguns jogos fora.

Marcelo foi bem demais e a tal variação tática deu o ar da graça, com força. Com um elenco tão forte, o treinador é mais que importante, não só na escolha dos nomes mas principalmente na estratégia de jogo.

A briga é longa e árdua mas, inevitavelmente, estamos no meio.

Vamos Galo, ganhar o Brasileiro!

Me segue no twitter aí: @allanpassus

Dá um play praquela moral aí:

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Galo No Detalhe 51 - Tamo muito vivo


Teve tensão, pra manter a tradição. Teve um namoro desnecessário com o perigo, mas teve muita festa da torcida que lotou o Independência na noite de domingo, cantou, apoiou e pulsou o tempo inteiro, sendo fundamental para dar nossa colaboração para empurrar nosso freguês do Horto rumo a Série B. 

O Galo venceu o Inter por 3 a 1 neste domingo, segue na cola dos líderes do Brasileirão e agora já se concentra na Copa do Brasil. Quarta é Mineirão e de novo com preços acessíveis, numa decisão atrasada mas acertada da diretoria (já vimos o resultado neste domingo). 

Ah, não falei no vídeo mas não posso deixar de citar a partida MONSTRUOSA da dupla de zaga Leo Silva e Gabriel, menino que deixou claro, mais uma vez, que é o reserva ideal para qualquer eventualidade. O menino é o melhor suplente que temos e merece chances sempre que possível.

Comenta aí, manda seu retorno e me segue lá no twitter : @allanpassus

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Galo No Detalhe #47 - 24 de Julho, o dia do Galo!


Que vitória, meus amigos! Pela data histórica, pelo adversário, por ser o líder, pelo momento do campeonato, pelo fortalecimento do elenco, pela confiança e pelo Marcelo Oliveira! O homem foi perfeito hoje na escalação e nas mexidas. E justo contra quem...

Não somos líderes nem estamos no G4. É preciso manter o foco e a evolução. Mas que essa não é uma vitória qualquer, isso não é!

É pra não achar que tá tudo perfeito, mas é pra comemorar e muito!

Com calma o jeito mineiro, a gente começa a evoluir e com o elenco fortalecido, reforços e jogadores voltando de contusão atuando bem e o Marcelo já fazendo movimentos interessantes para adequar esse ótimo elenco a cada partida e a o adversário da vez, dá pra sonhar cada vez mais lá em cima!


"Vamos Galo, ganhar o Brasileiro!"





Twitter: @allanpassus

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Galo NO Detalhe #44 - O começo da reação!


Enfim chegou a hora do Galo reagir neste Brasileirão. Marcelo Oliveira contou com um time bem mais encorpado, ainda com alguns desfalques mas sem precisar improvisar ninguém, o que deixou o time também mais à vontade em campo. Leandro Donizete, Marcos Rocha, Cazares e Erazo foram espetaculares.

Robinho e Clayton, ainda longe da forma que esperamos, mas já bem melhor que em outras partidas. A defesa foi mais sólida e o meio de campo voltou a funcionar. Ainda é cedo para se cravar que está tudo no caminho certo, mas a garra que gostamos e queremos esteve de volta e isso motiva e muito o torcedor. 

E a zona incômoda já foi deixada para outros. Ainda há muito o que crescer, mas a parte de baixo não combina em nada com esta equipe. Domingo foi dia de torcer e vencer no Horto e são mais 3 jogos em BH pra seguir na recuperação.



Twitter: @allanpassus

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Galo No Detalhe #41 - Um começo ruim que pode ser fatal


Fala torcedor alvinegro, estamos de volta com o nosso espaço "Galo no Detalhe" e em 2016 também em vídeo. E a análise desta sequência desastrosa Grêmio - Vitória/BA não poderia ser outra senão com tom de frustração. É preciso ser otimista, de que é início e dá pra recuperar, mas também realista, sabendo que os pontos perdidos agora fazem toda diferença e impedem que o time deixe a zona do limbo, do perde e ganha, e se imponha de verdade como candidato ao título.

Dá um play aí e vamos falar do Galo. Não tá fácil não, mas eu acredito sempre, e sei que você também, que as coisas podem melhorar! 

Vamos Galo!


Twitter: @allanpassus

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Para a minha amada torcida!



Meus irmãos Atleticanos! Convido-os a fazer a leitura de mais um belo texto do amigo André Pimenta. Leia, deguste e PENSE, REFLITA com calma e atenção!!

Leo Koscky - Twitter: @leokoscky

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para a minha amada torcida!



A gente não se reconhece mais.


Nota musicalAs mesmas cores, os mesmos mantras, 

      as mesmas flores e o mesmo jardim.
     Tudo é igual, mas estou triste, 

     pq não tenho você perto do mimNota musical



Não como fui acostumado a lhe ter, da forma irracional, apaixonante, que me fazia sentir-me seguro, forte, venerado. Que me dava coragem para lutar contra as adversidades, as armações, contra tudo e todos, até mesmo contra o vento. Como nos votos matrimoniais, fomos felizes na tristeza, e nela permanecemos firmes e unidos,  sofremos abraçados, mas não estamos nos reconhecendo no gozo sagaz da alegria. Quando enfim, saímos do limbo de nossa existência e vislumbramos um horizonte com algum lugar tranquilo pra viver em paz, foi que percebi que nada seria tão simples. Estamos no estágio em que as fábulas desconhecem. Estamos agora no pós _e viveram felizes para sempre_ . Eu te despertei do sono profundo, sua ingrata, faço de tudo para lhe conquistar todos os dias. Dar-lhe conforto, dignidade, até um castelo estou mandando construir para seu desfrute. Todo o meu empenho e dedicação é para seu bem estar e parece que você, de alguma forma, despertou em uma nova personalidade. Algo efetivamente permaneceu sepultado naquele caixão, infelizmente.
Puta que pariu, torcida, você ficou chata pra caralho!!!
Desculpe o desabafo.

Assinado: Seu Atlético.

Por André Pimenta*
Siga-me no Twitter: @andreviniciusp


* André Pimenta é um Atleticano de raiz, um verdadeiro idealista e que vive o sonho de ver hoje, seu clube disputando como favorito qualquer campeonato em que entrar. Idealizador da NetGalo, perfil no Twitter e grupo de discussões que buscam sempre valorizar e apoiar o Clube Atlético Mineiro.

sábado, 19 de março de 2016

Galo Metal e o Protesto Contra a Globo

Uma vez até morrer #27 - Galo Metal e o Protesto contra a Globo

Há muitos anos, a emissora carioca vem privilegiando times do eixo, principalmente o Flamengo e o Corinthians. Hoje, nos campeonatos estaduais, enquanto o Galo e o outro time menor de Minas recebem R$ 8,5 milhões para transmissão aberta, o Santos no campeonato paulista, por exemplo, recebe mais de R$ 20 milhões! Como competir?

Nossa diretoria, com muita competência, vêm tirando a diferença através de bons e certeiros negócios, em contratações e patrocínios. Mas até onde aguentaremos esta diferença? Que a Rede Globo abra o olho e comece a distribuir suas cotas de forma mais justa, assim como já está começando a fazer em sua rede fechada, com parte da distribuição igualitária, outra em função de audiência e uma terceira de acordo com o rendimento do time em campo.

O Dr. Lincoln Pinheiro, no texto abaixo, aborda o tema e faz uma homenagem à Galo Metal por sua luta frente à predileção por transmissão das partidas do eixo. Aproveito para deixar aqui um abraço ao Marcelo Trippa, na qual tive o prazer de conhecer no último jogo do Galo contra o Colo Colo.

A coluna Uma vez até morrer, continua, de forma democrática, a expor opiniões e pontos de vista de seus colaboradores.


---------------------------------------------------------------------

Galo Metal e o Protesto Contra a Globo


Que a Rede Globo exerce uma influência decisiva no futebol brasileiro e tem no Corinthians e no Flamengo os seus times preferenciais, nem o mais alienado analfabeto político duvida. As evidências saltam aos olhos.

Por isso, chega a ser até acintoso que a torcida corintiana faça protesto contra a Globo. Além de ingratidão, é hipocrisia.

Se há um time no Brasil que representa a resistência ao Sistema é o Galo.



Começou na ditadura. A postura política do Reinaldo custou-lhe a suspensão na partida final do campeonato brasileiro de 1977 e, consequentemente, o título.

Ao longo dos anos a Globo vem beneficiando comercialmente os times do eixo Rio-São Paulo, pagando-lhes cotas maiores e atuando politicamente para impedir a organização dos clubes em ligas, o que contraria seus interesses.

Outra forma de beneficiar os times do eixo é a transmissão de seus jogos para todo o país, em detrimento da transmissão dos jogos dos times locais.

Durante o campeonato brasileiro de 2001, revoltada com a Globo por não ter os jogos do Galo transmitidos, a Torcida Organizada Galo Metal levou uma faixa de protesto contra a emissora carioca no estádio Independência com os dizeres: ABAIXO A REDE GLOBO: Pela transmissão dos jogos do GALO no Campeonato Brasileiro.

Entretanto, usando o abuso que lhe tem caracterizado contra a torcida atleticana, a PMMG arrancou a faixa impedindo a livre manifestação do pensamento.

Fui chamado para tentar mediar o conflito, mas o comandante não era pessoa que se sensibilizasse com argumentos jurídicos.

Fiz uma representação na Corregedoria da PMMG – apenas por desencargo de consciência – pois sabia que não daria em nada.  E não deu mesmo.

Neste momento grave que atravessa o país, vale a reflexão sobre o valor da democracia. E sobre o papel deletério que a Globo exerce na vida política e futebolística da nação.


Lincoln Pinheiro Costa*
Twitter: @Lincolnpinheiro
                     “Clube Atlético Mineiro, o Time de Minas”


    Momento exato em que a PM apreende a faixa de protesto da torcida contra a Rede Globo
Fonte: Arquivo Galo Metal


*Juiz federal da Vara Única de Ilhéus-BA e ex-procurador da Fazenda Nacional em Salvador. É graduado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP) e MBA em Direito da Economia e da Empresa pela FGV. É membro do Instituto San Tiago Dantas de Direito e Economia.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Independência ou Mineirão? - Uma análise sob o enfoque financeiro.


Uma Vez Até Morrer #26 - Independência ou Mineirão? - Uma análise sob o enfoque financeiro. 


Com a Libertadores em curso, volta ao assunto a questão de onde o Galo deveria jogar, no Mineirão ou no Independência? Cada um tem suas razões e motivos na qual acreditam ser a melhor escolha, mas e do lado financeiro? Qual compensa mais? Qual o público mínimo que daria uma boa renda líquida ao Galo? Estas e outras perguntas espero responder neste estudo, o que para o futebol, não significa que é a verdade absoluta, pois existem muitos outros fatores a serem considerados.

Segundo a diretoria do Atlético, muito da escolha das partidas do Galo no Independência, seriam por motivos financeiros. Seria isto uma verdade? Até que ponto a parte financeira ajuda o clube? Só o dinheiro constrói um grande clube?




Aqui, proponho uma pequena análise financeira, longe de dados que ninguém entenda, procurei fazer algo simples e de fácil compreensão, e para isso, tomei como base os números OFICIAIS, divulgados através dos borderôs financeiros de cada partida no Campeonato Brasileiro, considerando os acordos e contratos do Atlético frente aos dois estádios. Infelizmente, nas partidas feitas no Mineirão, as negociações entre Minas Arena e Atlético, nem sempre são claras, e os detalhes, muitas vezes não são conhecidos.




Volto a dizer, são números OFICIAIS e não Oficiosos, ou seja, não tenho como considerar acordos que estão fora de documentos, ou ainda, que podem estar em algum documento não divulgado. O certo é que, diante de tantos números que temos visto, cria-se uma confusão na hora de formar uma opinião, e cada um quer ter mais razão que o outro. Jornalistas dizem uma coisa, diretoria outra, e neste vaivém, aumenta a pressão de algumas mídias pedindo para o Atlético jogar no Mineirão. Quem está com a razão??

Vamos aos números e comentários:

Necessário esclarecer que o Atlético tem um contrato firmado com a Arena Independência, ou se preferirem, com a BWA, e neste contrato, o Galo tem que repassar à empresa 10% de sua renda líquida. Acontece que, no caso da Arena, o Atlético também é sócio da BWA e de acordo com o contrato, divide os lucros com a empresa, sendo assim, feito o repasse desta fatia, paga-se 5% ao Governo do Estado, 5% ao América e os outros 90% são divididos em iguais partes entre Atlético e BWA, ou seja, 45% cada. Além do valor de repasse, o Atlético também tem direito ao mesmo percentual no lucro do estacionamento, bares e camarotes.

No caso do Mineirão, para cada jogo é feito um acordo diferente, e claro, este acordo reflete nos custos apresentados no borderô financeiro.

Veja a planilha com os dados dos borderôs financeiros de todas as partidas do Atlético em Belo Horizonte:


Quadro Resumo

Independência
Mineirão
Total de Jogos
13
5
Público Total
200.496
235.265
Média de Público
15.423
47.053
Renda Bruta Total
R$ 8.453.369,50
R$ 7.169.550,00
Renda Líquida Total
R$ 5.239.069,51
R$ 3.775.715,64
Ticket Médio
42,16
30,47
Rentabilidade Média
61,98
52,66


Jogos no Independência
Jogo
Data
Público
Renda Bruta
Ticket Médio
Líquido Atlético
%
Atlético x Vasco
31/05/2015
17.958
R$ 630.387,50
R$ 35,10
R$ 394.060,28
62,51
Atlético x Cruzeiro
06/06/2015
20.092
R$ 979.435,00
R$ 48,75
R$ 645.222,74
65,88
Atlético x Santos
10/06/2015
10.536
R$ 346.240,00
R$ 32,86
R$ 177.088,25
51,15
Atlético x Coritiba
01/07/2015
12.309
R$ 430.060,00
R$ 34,94
R$ 244.061,09
56,75
Atlético x Figueirense
25/07/2015
16.056
R$ 644.340,00
R$ 40,13
R$ 403.972,89
62,70
Atlético x Palmeiras
23/08/2015
17.464
R$ 683.385,00
R$ 39,13
R$ 426.025,00
62,34
Atlético x Atlético-PR
02/09/2015
12.064
R$ 428.355,00
R$ 35,51
R$ 234.441,57
54,73
Atlético x Avaí
09/09/2015
10.388
R$ 359.570,00
R$ 34,61
R$ 190.089,20
52,87
Atlético x Flamengo
20/09/2015
20.203
R$ 951.860,00
R$ 47,11
R$ 629.195,58
66,10
Atlético x Inter
14/10/2015
19.023
R$ 866.390,00
R$ 45,54
R$ 567.672,81
65,52
Atlético x Ponte Preta
25/10/2015
13.232
R$ 347.325,00
R$ 26,25
R$ 178.642,67
51,43
Atlético x Corinthians
01/11/2015
21.798
R$ 1.605.755,00
R$ 73,67
R$ 1.078.146,65
67,14
Atlético x Goiás
22/11/2015
9.373
R$ 180.267,00
R$ 19,23
R$ 70.450,78
39,08
Médias

15.423
R$ 650.259,19
R$ 42,16
R$ 403.005,35
61,98

Jogos no Mineirão
Jogo
Data
Público
Renda Bruta
Ticket Médio
Líquido Atlético
%
Atlético x Joinville
28/06/2015
55.987
R$ 1.583.045,00
R$ 28,28
R$ 819.113,43
51,74
Atlético x Sport
08/07/2015
50.684
R$ 1.671.325,00
R$ 32,98
R$ 898.564,94
53,76
Atlético x São Paulo
29/07/2015
47.606
R$ 1.798.010,00
R$ 37,77
R$ 952.953,95
53,00
Atlético x Grêmio
13/08/2015
49.047
R$ 1.395.250,00
R$ 28,45
R$ 713.725,95
51,15
Atlético x Chapecoense
06/12/2015
31.941
R$ 721.920,00
R$ 22,60
R$ 391.357,37
54,21
Médias

47.053
R$ 1.433.910,00
R$ 30,47
R$ 755.143,13
52,66

·          * Dados baseados nos borderôs financeiros disponibilizados pelo clube;
·          * No caso dos jogos no Estádio Independência, foram somados aos valores de renda, estimativa das cotas de repasse do estacionamento e dos bares.


Análise Financeira Independência x Mineirão


Após estudadas as planilhas, vamos à algumas considerações/conclusões:

  • Ø  O Independência possui um ticket médio maior que o Mineirão;


  • Ø  A maior renda líquida do Atlético foi no jogo Atlético x Corinthians (R$ 1.078.146,65), realizada no estádio Independência com um público de 21.798 pessoas e um ticket médio de R$73,67;


  • Ø  No jogo com o maior público no Mineirão (Atlético x Joinville) com 55.987 pessoas e um ticket médio de R$ 28,28, a renda líquida para o Atlético foi de R$ 819.113,43, ou seja, 24,02% menor em comparação ao jogo de maior público no Independência;


  • Ø  Comparando-se os jogos com os maiores públicos em cada estádio, podemos dizer que, para um público no Mineirão 156% maior que no Independência, a renda foi menor em 24,02%;


  • Ø  A média de lucro líquido no Mineirão, é maior que no Independência, porém com rentabilidade menor, 52,66% no Mineirão contra 61,98% no Independência;


  • Ø  Para uma média de público 305,08% maior no Mineirão, a renda líquida é somente 87,37% maior em comparação ao Independência;


  • Ø  Financeiramente falando, jogos no Mineirão só compensam para público acima de 45 mil pessoas e com um ticket médio acima de R$ 28,00.



Concluindo, dois fatores são preponderantes para a escolha preferencial do Independência:  O maior “ticket médio” e os menores custos, justificando assim a escolha do Independência para a maioria dos jogos do Atlético.

O mercado de torcedores funciona tal qual o mercado comum (e não adianta falar que não é), ou seja, na lei de oferta x demanda. Se há expectativa de lotar o Mineirão em um jogo importante, com previsão acima de 45 mil pagantes, é óbvio que seria a melhor escolha o gigante da Pampulha, no entanto, tal configuração é usada normalmente para grandes decisões. Para jogos de menor expressão, o melhor negócio é jogar no Independência, na qual naturalmente, o ticket médio sobe, e assim, o clube lucra mais em função de uma maior rentabilidade frente ao Mineirão.

Claro que neste estudo, observamos somente a parte financeira, mas há outros fatores a serem observados, e não menos importantes, tais como alguns pontos e afirmativas que podemos considerar:

  • Ø  Jogar no Independência ‘apequena’ a torcida do Atlético, e causa uma temerária ‘falta de costume’ do torcedor em ir à campo;


  • Ø  “Os jogadores preferem jogar no Independência”;


  • Ø  Questões políticas na utilização do Mineirão;


  • Ø  A vontade do torcedor;


  • Ø  A organização na entrada dos torcedores ao estádio, onde notadamente, entrar no Independência é muito mais fácil do que entrar no Mineirão, apesar do espaço infinitamente menor;


  • Ø  A quantidade de sócios-torcedores;


  • Ø  A capacidade de processamento dos servidores nas vendas de ingressos on-line.



Estes foram só alguns pontos abordados, mas certamente há várias outras questões a serem consideradas, mas e você? O que acha? O time deve prezar somente pelo lado financeiro?



Na opinião deste blogueiro, nada melhor do que mesclar os jogos, aqueles com previsão de maior público, que seja realizada a partida no Mineirão, aqueles jogos com menor expressão, no Independência, mas para que isto aconteça, questões de política, bem como outros fatores devem ser observados e solucionados. Por enquanto, não há o que questionar as escolhas da diretoria, em função de problemas políticos envolvendo a utilização do Mineirão pelo Atlético. Nepomuceno, em entrevista, foi claro e coeso sobre o assunto e disse: “Nossa casa é o Independência”, e assim será até a construção de nosso estádio! Como planejado, o Galo utilizará o gigante da Pampulha para fazer 10 partidas neste ano, assim vem guardando o espaço para nossas maiores vitórias e conquistas em nosso mais do que conhecido salão de festas!

Por Leo Koscky
Siga-me no Twitter: @leokoscky