Mostrando postagens com marcador Atlético-MG. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Atlético-MG. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Galo No Detalhe #47 - 24 de Julho, o dia do Galo!


Que vitória, meus amigos! Pela data histórica, pelo adversário, por ser o líder, pelo momento do campeonato, pelo fortalecimento do elenco, pela confiança e pelo Marcelo Oliveira! O homem foi perfeito hoje na escalação e nas mexidas. E justo contra quem...

Não somos líderes nem estamos no G4. É preciso manter o foco e a evolução. Mas que essa não é uma vitória qualquer, isso não é!

É pra não achar que tá tudo perfeito, mas é pra comemorar e muito!

Com calma o jeito mineiro, a gente começa a evoluir e com o elenco fortalecido, reforços e jogadores voltando de contusão atuando bem e o Marcelo já fazendo movimentos interessantes para adequar esse ótimo elenco a cada partida e a o adversário da vez, dá pra sonhar cada vez mais lá em cima!


"Vamos Galo, ganhar o Brasileiro!"





Twitter: @allanpassus

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Galo No Detalhe #46 - Tá ruim, mas tá bão.


A missão BH foi concluída. 4 vitórias em 4 jogos. Por isso, pelo gol logo no início neste domingo e pela diferença de qualidade entre as equipes se esperava a vitória do Galo diante do Figueirense. Não veio. O juiz inventou a expulsão do Fred em algo que só ele viu. Porém, além disso, o time recuou demasiada e desnecessariamente diante de um Figueirense que se assustou no início do jogo e só cresceu porque o Galo deu espaço. Pelo geral e pelo jogo em si, foi ruim e foi bom.



Twitter: @allanpassus

sexta-feira, 18 de março de 2016

Independência ou Mineirão? - Uma análise sob o enfoque financeiro.


Uma Vez Até Morrer #26 - Independência ou Mineirão? - Uma análise sob o enfoque financeiro. 


Com a Libertadores em curso, volta ao assunto a questão de onde o Galo deveria jogar, no Mineirão ou no Independência? Cada um tem suas razões e motivos na qual acreditam ser a melhor escolha, mas e do lado financeiro? Qual compensa mais? Qual o público mínimo que daria uma boa renda líquida ao Galo? Estas e outras perguntas espero responder neste estudo, o que para o futebol, não significa que é a verdade absoluta, pois existem muitos outros fatores a serem considerados.

Segundo a diretoria do Atlético, muito da escolha das partidas do Galo no Independência, seriam por motivos financeiros. Seria isto uma verdade? Até que ponto a parte financeira ajuda o clube? Só o dinheiro constrói um grande clube?




Aqui, proponho uma pequena análise financeira, longe de dados que ninguém entenda, procurei fazer algo simples e de fácil compreensão, e para isso, tomei como base os números OFICIAIS, divulgados através dos borderôs financeiros de cada partida no Campeonato Brasileiro, considerando os acordos e contratos do Atlético frente aos dois estádios. Infelizmente, nas partidas feitas no Mineirão, as negociações entre Minas Arena e Atlético, nem sempre são claras, e os detalhes, muitas vezes não são conhecidos.




Volto a dizer, são números OFICIAIS e não Oficiosos, ou seja, não tenho como considerar acordos que estão fora de documentos, ou ainda, que podem estar em algum documento não divulgado. O certo é que, diante de tantos números que temos visto, cria-se uma confusão na hora de formar uma opinião, e cada um quer ter mais razão que o outro. Jornalistas dizem uma coisa, diretoria outra, e neste vaivém, aumenta a pressão de algumas mídias pedindo para o Atlético jogar no Mineirão. Quem está com a razão??

Vamos aos números e comentários:

Necessário esclarecer que o Atlético tem um contrato firmado com a Arena Independência, ou se preferirem, com a BWA, e neste contrato, o Galo tem que repassar à empresa 10% de sua renda líquida. Acontece que, no caso da Arena, o Atlético também é sócio da BWA e de acordo com o contrato, divide os lucros com a empresa, sendo assim, feito o repasse desta fatia, paga-se 5% ao Governo do Estado, 5% ao América e os outros 90% são divididos em iguais partes entre Atlético e BWA, ou seja, 45% cada. Além do valor de repasse, o Atlético também tem direito ao mesmo percentual no lucro do estacionamento, bares e camarotes.

No caso do Mineirão, para cada jogo é feito um acordo diferente, e claro, este acordo reflete nos custos apresentados no borderô financeiro.

Veja a planilha com os dados dos borderôs financeiros de todas as partidas do Atlético em Belo Horizonte:


Quadro Resumo

Independência
Mineirão
Total de Jogos
13
5
Público Total
200.496
235.265
Média de Público
15.423
47.053
Renda Bruta Total
R$ 8.453.369,50
R$ 7.169.550,00
Renda Líquida Total
R$ 5.239.069,51
R$ 3.775.715,64
Ticket Médio
42,16
30,47
Rentabilidade Média
61,98
52,66


Jogos no Independência
Jogo
Data
Público
Renda Bruta
Ticket Médio
Líquido Atlético
%
Atlético x Vasco
31/05/2015
17.958
R$ 630.387,50
R$ 35,10
R$ 394.060,28
62,51
Atlético x Cruzeiro
06/06/2015
20.092
R$ 979.435,00
R$ 48,75
R$ 645.222,74
65,88
Atlético x Santos
10/06/2015
10.536
R$ 346.240,00
R$ 32,86
R$ 177.088,25
51,15
Atlético x Coritiba
01/07/2015
12.309
R$ 430.060,00
R$ 34,94
R$ 244.061,09
56,75
Atlético x Figueirense
25/07/2015
16.056
R$ 644.340,00
R$ 40,13
R$ 403.972,89
62,70
Atlético x Palmeiras
23/08/2015
17.464
R$ 683.385,00
R$ 39,13
R$ 426.025,00
62,34
Atlético x Atlético-PR
02/09/2015
12.064
R$ 428.355,00
R$ 35,51
R$ 234.441,57
54,73
Atlético x Avaí
09/09/2015
10.388
R$ 359.570,00
R$ 34,61
R$ 190.089,20
52,87
Atlético x Flamengo
20/09/2015
20.203
R$ 951.860,00
R$ 47,11
R$ 629.195,58
66,10
Atlético x Inter
14/10/2015
19.023
R$ 866.390,00
R$ 45,54
R$ 567.672,81
65,52
Atlético x Ponte Preta
25/10/2015
13.232
R$ 347.325,00
R$ 26,25
R$ 178.642,67
51,43
Atlético x Corinthians
01/11/2015
21.798
R$ 1.605.755,00
R$ 73,67
R$ 1.078.146,65
67,14
Atlético x Goiás
22/11/2015
9.373
R$ 180.267,00
R$ 19,23
R$ 70.450,78
39,08
Médias

15.423
R$ 650.259,19
R$ 42,16
R$ 403.005,35
61,98

Jogos no Mineirão
Jogo
Data
Público
Renda Bruta
Ticket Médio
Líquido Atlético
%
Atlético x Joinville
28/06/2015
55.987
R$ 1.583.045,00
R$ 28,28
R$ 819.113,43
51,74
Atlético x Sport
08/07/2015
50.684
R$ 1.671.325,00
R$ 32,98
R$ 898.564,94
53,76
Atlético x São Paulo
29/07/2015
47.606
R$ 1.798.010,00
R$ 37,77
R$ 952.953,95
53,00
Atlético x Grêmio
13/08/2015
49.047
R$ 1.395.250,00
R$ 28,45
R$ 713.725,95
51,15
Atlético x Chapecoense
06/12/2015
31.941
R$ 721.920,00
R$ 22,60
R$ 391.357,37
54,21
Médias

47.053
R$ 1.433.910,00
R$ 30,47
R$ 755.143,13
52,66

·          * Dados baseados nos borderôs financeiros disponibilizados pelo clube;
·          * No caso dos jogos no Estádio Independência, foram somados aos valores de renda, estimativa das cotas de repasse do estacionamento e dos bares.


Análise Financeira Independência x Mineirão


Após estudadas as planilhas, vamos à algumas considerações/conclusões:

  • Ø  O Independência possui um ticket médio maior que o Mineirão;


  • Ø  A maior renda líquida do Atlético foi no jogo Atlético x Corinthians (R$ 1.078.146,65), realizada no estádio Independência com um público de 21.798 pessoas e um ticket médio de R$73,67;


  • Ø  No jogo com o maior público no Mineirão (Atlético x Joinville) com 55.987 pessoas e um ticket médio de R$ 28,28, a renda líquida para o Atlético foi de R$ 819.113,43, ou seja, 24,02% menor em comparação ao jogo de maior público no Independência;


  • Ø  Comparando-se os jogos com os maiores públicos em cada estádio, podemos dizer que, para um público no Mineirão 156% maior que no Independência, a renda foi menor em 24,02%;


  • Ø  A média de lucro líquido no Mineirão, é maior que no Independência, porém com rentabilidade menor, 52,66% no Mineirão contra 61,98% no Independência;


  • Ø  Para uma média de público 305,08% maior no Mineirão, a renda líquida é somente 87,37% maior em comparação ao Independência;


  • Ø  Financeiramente falando, jogos no Mineirão só compensam para público acima de 45 mil pessoas e com um ticket médio acima de R$ 28,00.



Concluindo, dois fatores são preponderantes para a escolha preferencial do Independência:  O maior “ticket médio” e os menores custos, justificando assim a escolha do Independência para a maioria dos jogos do Atlético.

O mercado de torcedores funciona tal qual o mercado comum (e não adianta falar que não é), ou seja, na lei de oferta x demanda. Se há expectativa de lotar o Mineirão em um jogo importante, com previsão acima de 45 mil pagantes, é óbvio que seria a melhor escolha o gigante da Pampulha, no entanto, tal configuração é usada normalmente para grandes decisões. Para jogos de menor expressão, o melhor negócio é jogar no Independência, na qual naturalmente, o ticket médio sobe, e assim, o clube lucra mais em função de uma maior rentabilidade frente ao Mineirão.

Claro que neste estudo, observamos somente a parte financeira, mas há outros fatores a serem observados, e não menos importantes, tais como alguns pontos e afirmativas que podemos considerar:

  • Ø  Jogar no Independência ‘apequena’ a torcida do Atlético, e causa uma temerária ‘falta de costume’ do torcedor em ir à campo;


  • Ø  “Os jogadores preferem jogar no Independência”;


  • Ø  Questões políticas na utilização do Mineirão;


  • Ø  A vontade do torcedor;


  • Ø  A organização na entrada dos torcedores ao estádio, onde notadamente, entrar no Independência é muito mais fácil do que entrar no Mineirão, apesar do espaço infinitamente menor;


  • Ø  A quantidade de sócios-torcedores;


  • Ø  A capacidade de processamento dos servidores nas vendas de ingressos on-line.



Estes foram só alguns pontos abordados, mas certamente há várias outras questões a serem consideradas, mas e você? O que acha? O time deve prezar somente pelo lado financeiro?



Na opinião deste blogueiro, nada melhor do que mesclar os jogos, aqueles com previsão de maior público, que seja realizada a partida no Mineirão, aqueles jogos com menor expressão, no Independência, mas para que isto aconteça, questões de política, bem como outros fatores devem ser observados e solucionados. Por enquanto, não há o que questionar as escolhas da diretoria, em função de problemas políticos envolvendo a utilização do Mineirão pelo Atlético. Nepomuceno, em entrevista, foi claro e coeso sobre o assunto e disse: “Nossa casa é o Independência”, e assim será até a construção de nosso estádio! Como planejado, o Galo utilizará o gigante da Pampulha para fazer 10 partidas neste ano, assim vem guardando o espaço para nossas maiores vitórias e conquistas em nosso mais do que conhecido salão de festas!

Por Leo Koscky
Siga-me no Twitter: @leokoscky