sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Galo Nosso de Cada dia #19 - As definições da torcida foram atualizadas?


Massa, você é uma das coisas mais lindas que existem na face da terra. E, modéstia à parte, você sabe disso. Mas eu estive lendo e observando o debate atual sobre as mudanças no comportamento da torcida nos últimos anos. Penso que pra tentar entender isso é pertinente analisar o básico, o central, enfim, o que te define como um torcedor do Galo. É...é controverso, é subjetivo. Mas eu resolvi não fugir da tentativa.


O que te define, então, Massa? Com sua licença, vou tentar responder.







Punhos erguidos em protesto te definem. Pés esquerdos aos 47 do segundo tempo. Paradas no ar. O grito de "eu acredito" que sai da alma, invade o gramado e empurra cada jogador, te define. 2x0s e 4x1s. Viradas antológicas. A raça. Seus ídolos que nem sempre levantam taças, mas que sempre honram sua camisa e dão o sangue pelo Galo. Ídolos que marcam gerações, ídolos que chegam renegados e saem coroados. Lutar, lutar, lutar contra o vento. Isso te define.


Mas sabe o que não te define? Um código de defesa do consumidor. Não, você não é consumidor. Até porque, ser consumidor é pouco, é comum. Um torcedor do Galo não é comum e nunca se prestou a ser. Então, por quê estamos agindo como consumidores? Por quê estamos esquecendo que estádio não é um lugar qualquer, que ali ficam nossas lágrimas, nosso suor, nossa alegria, nossas vozes? 


Estádio não é shopping e um jogo do Galo não é um produto que você esperneia na hora se vier com defeito. Estádio é lugar sagrado e o comportamento ali deve ser diferente. Cobrar como consumidor é diminuir o tamanho do impacto de ser torcedor, o efeito de torcer, a emoção de fazer parte de uma vitória. É diminuir o valor da torcida. 


Você é torcedor do time mais fantástico da história da humanidade. Você faz parte dessa massa. Voltemos a agir como tal.
Saudações!

Fernanda
@fersoares

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa Fer!!!!!!! Está faltando Galo no coração e sobrando Galo no bolso!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, leitura obrigatória para todo Atleticano

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto, de uma visão mágica sobre a nossa torcida.Aqui é Galo, uma vez até morrer.

    ResponderExcluir
  5. Torcida canta so no começo do jogo quando o time ta precisando msm nao canta. So marketing

    ResponderExcluir
  6. Torcida canta so no começo do jogo quando o time ta precisando msm nao canta. So marketing

    ResponderExcluir