quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Põe a garotada, Oswaldo!



De cara quero deixar claro que entendo e apoio a estratégia do Atlético de rodar o elenco e distribuir chances aos atletas neste início de Campeonato Mineiro, que neste ano, com calendário ainda mais insano, tem mesmo que ser uma extensão de pré-temporada. Se isso já era bem vindo antes, imagina na temporada 2018?

Só que os "testes" devem ser feitos com quem pode render alguma coisa, quem pode mostrar evolução e dar retorno ao clube, técnica e financeiramente falando. Passadas duas rodadas com o time alternativo já é mais que suficiente pra saber que a escolha dos jogadores pra essas situações deve ter mais garotos da base e menos reservas caros e improdutivos.

O trabalho feito nas categorias de base do Atlético nos últimos anos é, pra dizer o mínimo, questionável. Tanto que houve uma radical e necessária mudança no setor após a chegada da nova diretoria. Ver bons nomes feitos em casa jogando em bom nível no time profissional é coisa rara nos últimos anos.

Mas boa parte disso se explica com a utilização de jogadores já com idade avançada e que pouco mostraram em outros clubes ou no próprio Galo. Espera que esses atletas milagrosamente mudem seus status na carreira e a qualidade do futebol que se sempre apresentaram e se dá pouca oportunidade aos garotos vindos da base de evoluir e crescer JOGANDO!

As ESTREIAS de Bruninho e Alerrandro e entrada de Marco Túlio foram as melhores coisas do segundo tempo na derrota contra o Villa Nova e do jogo si. Os garotos precisam de calma e paciência. E de oportunidades!

Se já fazia parte do planejamento rodar bastante os jogadores, principalmente no inicio de temporada, porque não se manteve o jovem Leonan no elenco? Faz sentido buscar o Danilo de volta, com todo o interesse da Ponte Preta de que lá ele permanecesse e pra jogar numa posição que ele não joga há tempos? No Galo, diga-se, não fez nenhuma boa partida como lateral. E é só um dos casos.

Da linha dos meias, é incompreensível ter Valdívia, que de oportunidades recebidas não tem o direito de reclamar, e ocupar o espaço de meias como o Marco Túlio. O cabeludo é carismático e só. Bola que é bom nada, produz perto de zero em campo e segue tendo chance atrás de chance.

Hyuri parece ser um caso perdido. Carlos vive de correr e mostrar disposição. E de quase, é claro.

E Erik, que no Goiás teve sua melhor fase da carreira jogando pertinho do gol, pode estar passando pelo mesmo processo que viveu o próprio Carlos, quando foi colocado na ponta e teve seu futebol ainda mais prejudicado.

Desse time suplente apenas Gustavo Blanco e Bremer mostraram até aqui que podem ser úteis na sequência da temporada. Erik merece ser mais observado. Apenas, E isso é sinal de alerta sim.

Não fico aqui pedindo contratações porque sou ciente da situação financeira do time, mas entre insistir em quem já provou que nada evolui e acreditar em quem ainda pode render, não tenho dúvida em dizer: Põe a garotada Oswaldo!

Estou me lixando pra classificação do Mineiro e os resultados obtidos. O lance é a produção e a preparação pra temporada.

Teste quem merece. Dê chance a quem precisa. Escale quem ainda pode render algo por aqui.

Vamos, Galo!

Por @allanpassus

Nenhum comentário:

Postar um comentário