quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Galo Nosso de Cada Dia #9 - Apesar de você


Cuca.

Não está fácil ler esse nome nestes dias. Se por um lado a Fox Sports nos lembra o carinho que nutrimos pelo Cuca em 2013, os noticiários esportivos nos dão motivos para odiá-lo. E odiá-lo mesmo. Eu pensei muito nesse texto e demorei a conseguir formular frases que saíssem da zona de conforto do uso de todos os palavrões que eu conheço para falar do Cuca. É, a retrospectiva da Fox Sports veio em boa hora.

Veja bem, eu gostava muito do Cuca. Claro, todos nós, né? Ele fez nosso time jogar bonito, com o carrossel lá na frente, com a bagunça organizada; eram jogos gostosos de assistir. Ele morava na Cidade do Galo, enchia o saco do presidente pedindo contratações, foi fundamental na vinda do Ronaldinho. E tinha aquele jeitão dele que acabou nos conquistando também. Assistindo de joelhos às cobranças de pênalti, as superstições, a camiseta da Nossa Senhora, do Yes, We C.A.M.. No dia em que eu tirei a foto abaixo eu o agradeci muito: por tudo o que ele havia feito no Galo, pelo carinho com o clube, com a torcida, tudo. Pedi que ele renovasse o contrato com o Galo por uns 30 anos. Quem sabe a gente não fosse o time que quebraria essa cultura de técnicos que não duram mais que algumas poucas temporadas no cargo? Quem sabe nós poderíamos construir uma história bacana juntos no Galo, uma história duradoura? 


É, eu sou assim meio retardada ingênua as vezes. 

Porque pouco tempo depois dessa conversa ele foi a Marrocos como técnico do Galo e saiu de lá como técnico de um time da China. Achou por bem descumprir a palavra dada ao Galo, rescindir o contrato e assinar com os chinas por uma pequena fortuna mensal. Isso dias antes do nosso primeiro jogo no Mundial. Eu não vou entrar na questão do salário por que quem sou eu para julgar as decisões financeiras de alguém? Mas eu questiono, assim como fiz na época, a forma como as coisas foram feitas. Mas ok, vida que segue.

Só que a impressão que eu tenho é a de que o Cuca só assiste aos jogos do Galo lá da China. Deve assistir até os da base. E agora, pelo que tudo indica, vai levar do nosso time o melhor jogador em atividade no Brasil. E o faz isso com uma abordagem, no mínimo, questionável. O Tardelli recebeu uma oferta que é, nas suas palavras, irrecusável. O clube chinês foi direto no jogador com essa proposta. Esse tipo de abordagem tem nome. Depois fizeram uma oferta ruim ao Galo que, obviamente, não cedeu. E, pra colocar a cereja no bolo da sacanagem, o Cuca concede uma entrevista desastrosa com a claríssima intenção de pressionar a diretoria para negociar o jogador (veja aqui).

Se mamãe não tivesse me dado educação eu mandaria o Cuca à puta que o pariu se o visse novamente. Mas como não foi o caso, se eu o encontrasse eu acho que não diria mais nada. Eu achei que seria eternamente grata mas a verdade é que a bela história do Cuca no Galo foi manchada e eu não vejo forma de limpar. É como pegar uma folha de papel, amassar, e depois tentar deixar lisa de novo. 

Tardelli nos deixa pela porta da frente. Já escrevi aqui sobre ele e sobre o que ele significa pra mim. Que Deus abençoe seu caminho. Vai fazer muita falta, óbvio. Mas o Galo é maior que isso tudo. Segue seu caminho, Cuca. Esquece o Galo. Porque apesar de você, amanhã há de ser outro dia.

E nós continuaremos acreditando, sempre. 

Saudações!

Fernanda

Um comentário: